Começou na manhã desta segunda-feira (29), em Palmas (TO), o “Diálogo Brasil-Japão – Intercâmbio Econômico e Comercial em Agricultura e Alimentos”. Os dois países vão assinar um acordo que permitirá investimentos japoneses na região do Matopiba, situada nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Cerca de 600 pessoas participam do encontro que se estende até amanhã (terça-feira).

A ministra, que abriu o seminário, destacou o potencial da agrícola brasileira, especialmente do Matopiba, com sucessivas safras recordes de grãos. “Podemos contribuir para a garantia alimentar no mundo, por meio da ampliação das exportações dos produtos agropecuários.” E o Japão é um dos mercados prioritários. Em 2015, o Brasil fez negócios da ordem de 9,7 bilhões de dólares com os japoneses.

O encontro reúne representantes de grandes empresas e companhias de investimento japonesas, como Mitsui, Toyota, Mitsubishi, Ajinomoto e Jica (Agência Internacional de Cooperação Japonesa), que discutirão o panorama e as perspectivas de investimentos daquele país no Brasil.
Também estão previstas a criação da Frente Estadual dos Deputados do Matopiba e da Frente Municipalista dos Prefeitos da região.

Haverá ainda um diálogo empresarial sobre o intercâmbio econômico e comercial em agricultura e alimentos, que, além de empresários brasileiros e japoneses, terá a presença de gestores dos ministérios dos Transportes, Planejamento e Portos, da Receita Federal, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e das embaixadas dos dois países. Fonte: Ascom