Os Estados Unidos ultrapassaram os Emirados Árabes e se tornaram o maior comprador de ovos do Brasil, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

+BRAZIL JOURNAL: Global Eggs, de Ricardo Faria, agora, quer crescer na Europa

Entre janeiro e março, os americanos importaram 2.075 toneladas de ovos, 346,4% a mais do que no mesmo período do ano passado. Esses indicadores fizeram os EUA desbancarem os Emirados Árabes, que foram responsáveis por importar 1.422 toneladas de ovos do Brasil no acumulado dos três primeiros meses do ano. .

O aumento das compras por parte dos Estados Unidos, ajudou a explicar o aumento de 342,2% nas exportações brasileiras considerando todos destinos.

A ABPA ressaltou ainda que o Brasil exporta apenas cerca de 1% dos ovos produzidos no país.

Gripe aviária nos EUA ajuda a explicar o aumento nas importações de ovos

Os Estados Unidos estão em meio a um surto de gripe aviária, que já dizimou milhares de aves no país, e levou o preço dos ovos a níveis recordes. Nesse cenário, o governo americano busca importar a proteína de outros países, buscando amenizar a escassez doméstica.

Segundo informações da AP (Associated Press), o Departamento de Agricultura do país está em uma verdadeira “caça aos ovos”, buscando importações de países da Europa e de outras regiões.

Alemanha, Itália, Polônia, Suécia, Dinamarca e Finlândia negaram exportar ovos para os americanos, devido a vários fatores, entre eles a forte demanda interna nesses países.

Veja os países que mais importaram ovos do Brasil em 2025:

  1. Estados Unidos – 2.705 toneladas
  2. Emirados Árabes – 1.422 toneladas
  3. Chile – 1.182 toneladas
  4. Japão – 846 toneladas
  5. México-  576 toneladas