02/06/2020 - 12:34
Com a diminuição nas vendas causada pela pandemia da covid-19, aproximadamente um terço dos pequenos agricultores independentes dos Estados Unidos podem falir este ano. É o que diz uma pesquisa realizada pela ResourcED, uma iniciativa conjunta do Stone Barns Center for Food and Agriculture e do restaurante Blue Hill Farm de Nova York.
O estudo mostra que mais de 35% dos agricultores experimentaram uma queda média na receita de mais de 51% durante os meses de março e abril, em relação ao mesmo período do ano anterior. O maior problema apontado pelos produtores é baixa rotatividade das mercadorias, já que eles não estão conseguindo vender no mesmo ritmo. A análise foi divulgada pela revista Fast Company.
+ USDA divulga relatório semanal de inspeção de exportação de grãos dos EUA
+ ‘Desejamos que colaboração dos EUA continue’, afirma diretor da OMS
+ EUA vendem 6,1 mil t de carne suína para a China na semana, diz USDA
A maioria adotou outras formas de vender os seus produtos. A análise constatou que as entregas de delivery nas residências aumentaram mais de 250% em relação ao ano passado, enquanto as vendas de lojas de fazendas online tiveram alguns picos de compras.
Os agricultores também relataram que cortaram a folha de pagamento, assumiram novas dívidas, adiaram o pagamento de contas, venderam capital e reduziram os benefícios dos funcionários para sobreviver.
Sobre os incentivos do governo, quase 40% dos participantes da pesquisa afirmam que solicitaram assistência, como o cheque de pagamento e empréstimos para desastres econômicos, mas quase 60% não receberam dinheiro.
Entre os agricultores com dificuldade, a pesquisa constatou que 28% já assumiram dívidas devido aos impactos da pandemia e quase 33% esperam fazer ainda este ano. “Dos que esperam assumir dívidas adicionais, o montante da dívida varia de 15 a 30% da receita bruta anual”, afirmou a pesquisa.
A mão de obra também aparece como um problema, onde quase 48% pensam que terão menos trabalhadores nesta temporada – em média, uma redução de 50% na equipe – por causa de menos dinheiro para contratar funcionários e menor demanda dos compradores. Cerca de um em cada quatro agricultores explicou que menos trabalhadores significa que eles não podem se preparar para a temporada corretamente, o que resultará em colheitas menores.