Reexportar café brasileiro por meio de outros países não é uma alternativa sólida para contornar as tarifas norte-americanas, afirmou Márcio Ferreira, presidente do Conselho dos Exportadores de Café (Cecafé), nesta terça-feira, 09.

O presidente dos EUA, Donald Trump, impôs uma taxa de 50% sobre a maioria dos produtos brasileiros, incluindo o café, que entrou em vigor em 6 de agosto.

Tarifaço derrubou exportação de café brasileiro em mais de 30%

A exportação de café verde do Brasil no acumulado do mês de agosto recuou 31,4% pela média diária em relação ao mesmo período do ano, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) publicados no final do mês passado.

A queda, apesar de o Brasil contar com a oferta da nova safra, cuja colheita está sendo finalizada, ocorre em meio ao tarifaço dos Estados Unidos contra o Brasil, maior produtor e exportador de café.

Conforme dados publicados pela Secex, a média diária de embarques em agosto foi de aproximadamente 6,5 mil toneladas ao dia até a quarta semana do mês, versus 9,4 mil toneladas no mês de agosto completo em 2024.