As vendas de mel para o exterior cresceram 87,82%, de janeiro a novembro em relação ao mesmo período de 2013, passando de US$ 47,8 milhões para US$ 89,8 milhões. Em termos de volume, as exportações aumentaram 60,8%, passando de 14,4 toneladas para 23,1 toneladas. Com esse resultado, 2014 se mantem como o melhor ano para as exportações brasileiras de mel, superando com folga o desempenho – em termos de volume e valor – de 2013.

O preço médio exportado aumentou 15,8% comparado com os valores  de janeiro a novembro de 2013. No ano passado foi de US$ 3,34 quilo e em 2014 o preço médio alcançou US$ 3,8 quilo .

O bom desempenho das exportações de mel ocorre a despeito da desaceleração nas vendas, que vem sendo observada desde agosto influenciada pelas alterações climáticas –  falta de chuvas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná e excesso de pluviosidade no Rio Grande do Sul e em alguns locais de Santa Catarina. No mês passado, as exportações apresentaram redução de 1 %, para US$ 4,4 milhões, em relação a outubro.

Os Estados Unidos são o principal mercado para o mel brasileiro.  As vendas para aquele país representam 76,5% do total. Os maiores produtores no Brasil são os estados de Santa Catarina e São Paulo, responsáveis por  54,1% do total, o equivalente a US$ 3,87 quilo.