As vendas de mel para o mercado externo em junho tiveram um aumento de 5,6% em valor exportado, e de 6,3% em volume, se comparado a maio, segundo a Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (ABEMEL). Em números exatos, esse aumento é representado por US$ 396,1 mil e 1,9 milhão de quilos, respectivamente.

O resultado mais favorável das exportações  em junho é uma melhora pontual, segundo a gerente executiva da ABEMEL, Flávia Salustiano. A safra recorde de mel nos Estados Unidos e os estoques elevados em alguns países continuam impactando as vendas brasileiras  de mel no exterior.

De janeiro a junho deste ano, as exportações recuaram 17,4% em valor, ante igual período do ano anterior, e 18,9% em volume.

A gerente executiva da ABEMEL destaca, no entanto, que o preço médio exportado continua subindo. No primeiro semestre de 2015, o preço médio teve alta de 2,3%, em relação ao mesmo período de 2014.

Mercados – Os Estados Unidos aparecem como principal importador do mel brasileiro, respondendo por 67,1% do total exportado em junho.  Os Estados de São Paulo e Santa Catarina se destacam como maiores exportadores para os EUA, com 55,5% do total no mês de junho.

No primeiro semestre de 2015, as vendas para os EUA representaram 71,1% de todo o volume exportado pelo Brasil.

No caso da Europa, as exportações de mel corresponderam, em junho, a  25,4% do total, e foram lideradas pelos Estados de Santa Catarina e Piauí, responsáveis por 50,4% do valor exportado. No semestre, as vendas para os países europeus representaram 18,9% do total de mel exportado. Fonte:Abemel