08/01/2026 - 17:18
As exportações brasileiras de ovos, incluindo frescos e processados, atingiram um recorde de 40.894 toneladas métricas em 2025 devido à forte demanda dos EUA, de acordo com dados compilados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e divulgados nesta quinta-feira.
+França votará contra acordo entre União Europeia e Mercosul, diz Macron
O número representa um aumento de 121,4% em relação a 2024, quando o país embarcou 18.469 toneladas. Os exportadores brasileiros de ovos geraram um recorde de US$97,2 milhões em receita no ano passado, 147,5% a mais do que em 2024, os dados também mostraram.
Os Estados Unidos foram o maior comprador de ovos do Brasil no ano passado, totalizando 19.597 toneladas, um aumento de quase 827% em relação ao total de 2024.
No entanto, as tarifas de Washington sobre uma série de produtos brasileiros, em vigor desde agosto passado, reduziram os embarques, disse a ABPA.
“O ano foi marcado pela forte evolução das exportações aos Estados Unidos, movimento que perdeu ritmo após a imposição do tarifaço”, disse Ricardo Santin, presidente da ABPA, em um comunicado.
Ele disse que as tarifas levaram as empresas brasileiras a desviar as vendas para novos destinos, citando especificamente o Japão, onde os embarques ganharam ritmo nos últimos meses do ano.
Outros grandes importadores de ovos brasileiros foram o Chile, o México e os Emirados Árabes Unidos, informou a ABPA.
O grupo também informou que as exportações brasileiras de ovos ultrapassaram o equivalente a 1% da produção doméstica, o que foi considerado um marco significativo para o setor.
