São Paulo, 9 – O Departamento de Agricultura das Filipinas proibiu a importação de aves vivas e produtos avícolas, incluindo aves selvagens, da Bélgica e da França, após os países europeus relatarem surtos de gripe aviária altamente patogênica à Organização Mundial de Saúde Animal.

Em nota, o departamento ressaltou que a medida começou a valer na segunda-feira, mas importações de carne já em trânsito, carregadas ou aceitas antes da proibição, ainda serão permitidas.

No entanto, é necessário que o abate das aves tenha ocorrido antes de 12 de novembro na França, e antes de 16 de novembro, na Bélgica, ou que os produtos tenham sido produzidos antes dessas datas.

Em nota, o secretário de Agricultura filipino, Francisco Tiu Laurel, Jr., afirmou que a medida visa a evitar a possível entrada da doença no país. “Estamos fazendo isso para proteger a saúde de nossa população local de aves, bem como dos trabalhadores e consumidores avícolas”, disse.

Dados mostram que, em 2023, a importação filipina de carne de aves atingiu 426.620 toneladas, aumento de 3,78% em comparação com 2022, disse o Departamento de Agricultura.

França e Bélgica representam 0,01% e 0,59%, respectivamente, do total de importações.