02/09/2013 - 11:28
O Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (ANFFA Sindical) anuncia uma greve geral, com a paralisação das atividades em todo território nacional, a partir de hoje (29 de agosto). Desde o dia 16, a categoria está em estado de “greve de ocupação” – atendendo somente os casos emergenciais não obteve nenhuma resposta às suas reivindicações por parte do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento sobre as indicações políticas para o quadro de servidores do órgão. Na capital federal, os membros da carreira irão distribuir quatro toneladas de frango congelado para a população. A ação será realizada em frente à sede do Ministério, a partir das 10h. Outras praças como Salvador e São Paulo também realizarão mobilizações (veja o serviço).
Entre as indicações de profissionais de fora do quadro de servidores do Mapa, estão o veterinário do setor privado Flávio Braile Turquino, para o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), e o advogado Rodrigo Figueiredo, para a Secretaria de Defesa Agropecuária. Para o Sindicato, o cargo de Secretário de Defesa Agropecuária está no radar de partidos políticos e entidades do setor produtivo disputam sua indicação há vários anos.
Os fiscais também protestam contra o anúncio dos cortes de orçamento para o ministério e o contingenciamento de recursos do orçamento do Ministério da Agricultura para atividades fins, como é o caso da Defesa Agropecuária, que, em julho, recebeu R$ 102 milhões do valor previsto para 2013. “Neste mês, o governo não repassou nada nenhuma verba para as atividades técnicas de manutenção e fiscalização”, ressaltou o presidente da entidade Wilson Roberto de Sá.
Segundo o presidente do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (ANFFA Sindical), 2.950 fiscais atuam em todo País. Ele ressaltou que o número necessário deveria ser de 10 mil pessoas e esse déficit compromete a qualidade dos alimentos que chegam à mesa dos consumidores, pois não há como trabalhar de forma eficaz com o quadro atual. A categoria reivindica a volta do processo seletivo para ocupação de cargos e funções do Ministério da Agricultura, impedindo interferências nas ações fiscais, além da criação da escola de formação e profissional.
Durante protesto em São Paulo, fiscais federais agropecuários vão distribuir bananas Hoje, ao meio dia, os manifestantes irão se reunir na Praça Osvaldo Cruz (Avenida Paulista com a Avenida 13 de maio), no Centro. Para amanhã, sexta-feira (30), os fiscais vão realizar uma ação de doação de sangue durante todo o dia.
Em Salvador, fiscais realizam ato fúnebre pelo Mapa – Em ato simbólico, manifestantes vão realizar o enterro do Ministério da Agricultura, na quinta-feira (29), às 10h, Largo dos Aflitos, Centro, em Salvador, Bahia.
Sobre a Anffa Sindical – Os Fiscais Federais Agropecuários atuam, em todo território nacional, na segurança sanitária de plantações e rebanhos, na inspeção e certificação de produtos de origem animal e vegetal -nacionais e importados – consumidos pela população e também dos produtos agropecuários brasileiros exportados para todo o mundo. São servidores de carreira do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que trabalham em portos, aeroportos, fronteiras, aduanas, frigoríficos, indústrias de alimentos e bebidas, análise laboratorial, na certificação e na promoção de políticas públicas. O trabalho dos fiscais agropecuários contribui para que empregos e renda sejam gerados no meio rural e urbano e para que a agropecuária seja responsável por 40% do Produto Interno Bruto (PIB).