23/08/2016 - 17:12
O Rio Grande do Sul receberá no próximo dia 1 de setembro o Fórum Soja Brasil – Safra 2016/2017 – Os Desafios para Alta Produtividade. O evento gratuito acontece durante a Expointer, uma das principais feiras de agronegócio da América Latina, e reunirá lideranças, pesquisadores e produtores rurais de todo o Brasil.
A programação em Esteio (RS) começa às 18h30, na Casa RBS, e terá a presença de debatedores de peso que trarão discussões sobre manejo de solo e uso inteligente de recursos para uma colheita mais competitiva. Destaque para a palestra Técnicas de Rochagem, com o geólogo Éder Martins, pesquisador da Embrapa, que falará sobre como recuperar a fertilidade do solo utilizando o pó de rocha.
O processo pode substituir com baixo custo e menor impacto ambiental o emprego de fertilizantes químicos. A inscrição gratuita pode ser feita no sitewww.projetosojabrasil.com.br
Para Décio Lopes Teixeira, presidente da Associação de Produtores de Soja e Milho do Rio Grande do Sul (Aprosoja-RS), o Estado tem boa média na produção do grão, mas nos últimos anos, o volume foi o menor já registrado, evidenciando problemas de sustentabilidade econômica na safra.
“É preciso racionalizar o trabalho que é feito na lavoura para alcançarmos viabilidade econômica. Fungicidas, fertilizantes e inseticidas, por exemplo, tiveram aumento de 20%. Qual é a maneira de produzir mais, reduzindo a quantidade de recursos? É o que professor Gassen vai nos responder em sua palestra”.
Com o tema Competitividade e Inteligência de Plantio, o pesquisador e consultor agropecuário Dirceu Gassen se apresentará a partir das 20h. Além do especialista, o fórum terá palestras de Adriana Brondani, diretora executiva do Conselho de informações sobre biotecnologia (CIB), José Eloir Dernadin, pesquisador e especialista e solo da Embrapa, Nery Ribas, diretor técnico da Aprosoja MT e Rodrigo Yoiti, coordenador de pesquisa em agrometeorologia da Fundação ABC.
“O ano está sendo crítico para o produtor devido à elevação dos custos de produção. O profissional do campo precisa aprimorar técnicas de como conduzir a lavoura, qual tecnologia empregar para ter mais produtividade, e os especialistas convidados vão ajudar nessa reflexão, trazendo os melhores cenários. Será uma oportunidade privilegiada para ter contato com consultores gabaritados de forma presencial e personalizada”, destaca Julio Cargnino, diretor de Conteúdo do Canal Rural.
O Projeto Soja Brasil é uma realização do Canal Rural e Aprosoja Brasil com coordenação técnica da Embrapa. O evento tem patrocínio de BASF e Mitsubishi. O apoio de eventos é da Yara Fertilizantes, com apoio Institucional do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) e Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem). A consultoria é do Safras & Mercado e Somar Meteorologia. No Rio Grande do Sul o projeto tem também parceria da Aprosoja local.
Programação
Fórum Soja Brasil – Os Desafios para Alta Produtividade
18h30 – Credenciamento
19h – Abertura Evento
19h20 – Ação Interativa: Sustentabilidade da Biotecnologia
Palestrante: Adriana Brondani – Diretora-Executiva Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB)
Painel: Manejo de solo para Alta Produtividade
19h40 – Palestra: Manejo de Solo Para Alta Produtividade
Palestrante: Dr. José Eloir Dernardim – Pesquisador e Especialista em Solo da Embrapa
20h – Competitividade e Inteligência de Plantio
Palestrante: Dirceu Gassen – Pesquisador e Consultor Agropecuário
20h20 – Casos de Alta Produtividade
Palestrante: Nery Ribas – Diretor técnico da Aprosoja e Presidente do Comitê Estratégico Soja Brasil
20h40 – Técnicas de Rochagem
Palestrante: Éder Martins – geólogo e pesquisador da Embrapa
21h – Ferramentas de monitoramento e previsão para o manejo da soja na safra 2016/2017
Palestrante: Rodrigo Yoiti – Coordenador de Pesquisa em Agrometeorologia na Fundação ABC
Debatedor: Décio Teixeira Presidente
Fonte: Ascom