14/10/2020 - 15:21
Brasília, 14/10 – O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, afirmou nesta quarta-feira que o aumento de oferta provocado pelos novos investimentos na malha ferroviária deve possibilitar uma redução de 25% a 30% do frete em um primeiro momento. “Estamos dando opção ferroviária para o setor produtivo. Vamos ter várias ligações com portos por ferrovia. Então esse aumento de oferta vai ter repercussão imediata no frete. Nós devemos ver esse frete mergulhando aí 25%, 30%, num primeiro momento, e lá na frente redução ainda mais expressiva”, disse o ministro em entrevista à rádio Jovem Pan.
Freitas afirmou que os contratos em vigor atualmente já contam com cerca de R$ 30 bilhões de investimentos previstos, “notadamente privado”, e que até o final de 2022 a ideia é que o montante supere a casa dos R$ 50 bilhões. “Então vamos dar impulso no sistema ferroviário”, disse o ministro.
Entre os planos para o setor ferroviário está a concessão de um trecho leilão da Fiol (Ferrovia de Integração Oeste-Leste), entre Ilhéus (BA) e Caetité (BA), cujo leilão está previsto para o início de 2021. O processo aguarda a análise do Tribunal de Contas da União (TCU), que também vai deliberar sobre a concessão da Ferrogrão.