As origens produtoras de café se tornaram um importante alvo a ser perseguido pelos compradores internacionais de café, os coffee hunters. E o Brasil, em especial Minas Gerais, tem se tornado uma região de desejo. Famoso pelos seus volumes e desconhecido pela diversidade, o estado tem se revelado para esses profissionais de forma bem característica, mineiramente. Aproveitando esse interesse, o Sebrae Minas vai realizar, durante a Semana Internacional do Café (SIC 2015) ações de aproximação desses compradores com cafeicultores brasileiros.

Uma delas é o Meet the Green Buyers, uma agenda de relacionamento especial para  os produtores dos 25 melhores cafés classificados da safra 2015, participantes do Coffee of The Year.  “Esses produtores e seus representantes vão ter a oportunidade de interagir com compradores de café verde de várias partes do mundo”,  explica Priscilla Lins, gerente de Agronegócios do Sebrae Minas. O encontro será realizado na sexta-feira (25/9), às 19h30, no estande do Sebrae Minas na SIC 2015.

Logo após a SIC, no domingo (27/9), o Sebrae Minas vai promover  uma trip to origin à Região do Cerrado Mineiro.Michael Salvatore, proprietário e comprador da Heritage Bicycles, de Chicago (EUA);  Asli Yaman, campeã nacional da Brewers (Turquia) e compradora da Soyuz Coffee Roasting, empresa baseada em Kaliningrad, na Rússia;  Amy Ball, da Events Creative Director da World Coffee Events – organizadora do Re:Verb (EUA) e  Neal Wilson, proprietário e roaster da Wilson’s Coffee & Tea (EUA), embarcam para Patrocínio, no Alto Paranaíba, “para participar de uma experiência única”, reforça Priscilla Lins.

Lá, os compradores vão visitar entidades representativas do setor cafeeiro na região, entre elas a Expocaccer, uma das maiores cooperativas do setor no Brasil. A agenda inclui cuppings de prova dos melhores grãos da última safra e uma imersão na Fazenda São João Grande, de propriedade de Eduardo Pinheiro Campos. “Nesta visita eles poderão conhecer o processo produtivo e os excelentes cafés produzidos nas fazendas do Cerrado Mineiro”, completa a gerente. A viagem termina na terça-feira (29/9).

Papel decisivo

O comprador de café verde, além de ter um excelente palato para selecionar os melhores grãos, precisa cada vez mais de disposição ao novo, e vontade de interagir com pessoas e culturas diferentes. “O comprador ficou responsável por localizar e interpretar uma grande variedade de cafés disponíveis mundo afora. Ele precisa selecioná-los e comprá-los, olhando para o café como um item especial, em vez de uma mercadoria comum”, destaca Priscilla Lins.

Essas novas habilidades requeridas pelo mercado, segundo ela, foram motivadas pela forte tendência dos “consumidores conhecedores”, pessoas que querem saber mais sobre os produtos ou que está por trás deles: o processo de produção, a história, quem produziu. “O ato de consumir não se restringe ao produto em si ou à qualidade, vai muito além desses aspectos. Este consumidor vem impulsionando uma qualificação no consumo de vários produtos e forçando a indústria a alavancar o seu conhecimento nesta nova direção”, enfatiza.

Meet the Green Buyers

25/9

19h30

Estande do Sebrae Minas na SIC 2015 – Expominas – Belo Horizonte

Trip to origin Cerrado Mineiro

27 a 29/9

Patrocínio – Minas Gerais

Fonte: Ascom