Uma nova tecnologia para gestão de safra foi disponibilizada ao mercado pela empresa 4intelligence. A ferramenta combina um algoritmo próprio da empresa com imagens de satélites para acompanhar o cultivo em todo o País e já representa um décimo do faturamento. Para o sócio diretor da 4intelligence, Juan Jensen, “trata-se de um setor importante para o País e tende a continuar crescendo. Dessa forma, usar a tecnologia para acompanhar esse desempenho faz todo o sentido”. A empresa fechou o ano de 2021 com rendimento de R$ 13,7 milhões, crescimento de 300% sobre o ano anterior.

Expansão
Nova era do agro

Pesquisa da KPMG apontou aceleração na expansão da conectividade no campo durante o último ano. Mais do que isso, reacendeu as discussões em torno do conceito de indústria 4.0. O tema, segundo a pesquisa, passou a integrar a lista das top 3 prioridades dos comitês executivos de 61% das principais empresas do agronegócio do País. De acordo com o sócio da empresa responsável pelo segmento de Indústria 4.0 & IoT, Luiz Sávio, “o que mais chama a atenção não é o volume de empresas que já aplicaram o conceito na prática, mas a quantidade delas em que as iniciativas principais estão em fases experimentais e de desenvolvimento”. Os dados apontam que entre os 75% dos projetos em andamento, 58% já estão aplicados ao negócio e 42% ainda estão em estágios iniciais, o que indica um grande potencial para evolução e amadurecimento nos próximos anos.

Agtech
Programa de aceleração

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A Adroit Robotics é uma das agtechs selecionadas pelo SP Global, programa de Aceleração para Internacionalização de Startups Paulistas, iniciativa da agência InvestSP com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo. De acordo com o responsável pela expansão internacional da startup, Luiz Felipe Olivan, “ter acesso a um programa de capacitação direcionada, com mentoria e abertura de mercado, certamente facilitará o crescimento de forma mais assertiva”. A Adroit é responsável pelo desenvolvimento da tecnologia LeafSense, que combina inteligência artificial e sensores, reinventando a forma de monitoramento na fruticultura (Foto à dir.).

Defensivos
Aplicação inteligente

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A Natutec Drone e a Perfect Flight, plataforma de gestão e rastreabilidade de pulverização aérea, se aliaram para monitoramento de aplicação de defensivos biológicos via drones. O intuito é permitir que produtores tenham em suas propriedades informações para melhorar a pulverização das lavouras, garantindo mais eficiência e produtividade. “Faremos a gestão das liberações dos macrobiológicos e o principal serviço contratado foi a automatização do relatório, antes produzido em três dias e que nós entregamos em até três minutos”, afirmou o gerente de desenvolvimento de negócios da PerfectFlight, Paulo Villela.

E-commerce
Produtores mais conectados

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Há pouco mais de dois anos, a FertiSystem, empresa especializada em tecnologias para plantio e distribuição de adubos, ampliou seu leque de atendimento com a uma plataforma de e-commerce. O objetivo de aproximar agroindústria e produtores rurais deu certo: as vendas cresceram 295% no último ano. Para a coordenadora de Marketing da FertiSystem, Patrícia Beckmann, uma das motivações foi a mudança no perfil dos produtores, cada dia mais conectados. “Esse número reflete a aceitação do público com o meio. Estamos bastante entusiasmados para os próximos cinco anos e esperamos alcançar a meta de quintuplicar o faturamento atual”, disse. Entre os produtos mais comercializados estão o dosador de adubos FertiSystem seguido de suas peças.

Tecnologia
Biometria bovina

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A startup brasileira Databoi criou um sistema de biometria a partir do focinho do animal. Basta tirar uma foto com o smartphone e inseri-la no aplicativo para virar identificação na plataforma da agtech. Outros dados tanbém podem ser acrescentados à plataforma, como a localização do gado. A tecnologia envolve georreferenciamenton e tem todo processo protegido por blockchain. A acurácia nos primeiros testes, com cerca de 5 mil animais, foi de 97%. Uma segunda etapa, que deve chegar a 20 mil cabeças, validará o lançamento do aplicativo, previsto para chegar ao mercado até abril. Segundo o CEO da Databoi, Floriano Varejão, a ideia é que a plataforma preste vários serviços. “Estamos conversando até com bancos para criar uma carteira de créditos verdes”, afirmou.

Agfintech
Barter no cartão

Democratizar negociações por meio do sistema barter, ainda restritas a grandes produtores de culturas como soja e milho, foi um dos objetivos para a criação do MasterBarter. A agfintech, que tem entre seus fundadores Walter Dissinger, ex-presidente mundial da Basf e atual CEO da empresa, desenvolveu uma conta digital para facilitar o acesso ao crédito utilizando a produção como moeda de pagamento. O usuário também ganha um BarterCard que, de acordo com o executivo, “é o único cartão de crédito com bandeira Mastercard que oferece prazo safra para produtores rurais”. A projeção para 2022 é transacionar um volume superior a R$ 400 milhões. Mas o objetivo é cadastrar 80 mil agricultores e gerar volume financeiro de R$ 7 bilhões em três anos.