19/03/2015 - 12:45
Para além de discussões técnicas, uma oportunidade única para se discutir gestão de lideranças no agronegócio. Este foi o mote da terceira etapa do Circuito RedeAgro, realizado nesta segunda-feira, dia 16, na Fundação Dom Cabral, em São Paulo, numa iniciativa da Prodap, John Deere, Dow Agrosciences, Valley, Tru Test e Totvs. Agricultores e pecuaristas de importantes empresas do setor estiveram presentes no evento para discutir como a formação de líderes é um desafio importante e estratégico para a agropecuária.
Com o objetivo de trazer sempre discussões de relevância para o setor, a RedeAgro é hoje um dos principais círculos para discussão, relacionamento e troca de conhecimento dos principais empresários e gestores do agronegócio. Para conduzir os debates, foram convidados palestrantes com larga experiência em gestão de lideranças de diferentes áreas de atuação com o objetivo de apresentar o tema que ainda é pouco abordado no agronegócio brasileiro.
Esta estratégia busca introduzir entre pecuaristas e agricultores uma discussão inédita no setor, assim como explica Leonardo Sá, CEO da Prodap, uma das organizadoras da RedeAgro: “Esta é uma das primeiras vezes que se reúnem representantes do agronegócio para não apenas discutir questões técnicas, mas para se discutir a gestão e a formação de lideranças. Isso significa uma mudança de cultura. Essa é a quebra de um paradigma, pois os princípios básicos e os desafios são os mesmos para qualquer área de mercado.”
Cada palestrante convidado comentou sobre o assunto a partir de sua trajetória. O circuito RedeAgro foi aberto com a fala de Márcio Fernandes, presidente da Elektro, sobre como conseguiu conquistar e envolver seus funcionários e, assim, alcançar metas estratégicas. Márcio é considerado um dos líderes mais admirados do país e falou sobre como o desenvolvimento individual pode gerar resultados importantes em qualquer área de negócio.
Depois, o professor e gerente do Núcelo de Desenvolvimento de Liderança da Fundação Dom Cabral, Anderson Sant’Anna, palestrou sobre inovação em lideranças e construção de ambiências adequadas para desenvolvimento de líderes. A terceira palestra foi conduzida por Frederico Boabaid, responsável pelo desenvolvimento do Programa Excelência em Distribuição da Ambev. Boabaid apresentou os principais pontos de seu “manual da liderança”, que define, por exemplo, a diferença entre lideranças táticas, estratégicas e operacionais.
Por fim, a RedeAgro foi encerrada por uma mesa de debate conduzida por Flávio Azevedo, diretor corporativo de vendas da Totvs no Brasil, acompanhado por Marília Rocca, vice-presidente da empresa, além de Leonardo Sá, Anderson Sant’Anna e Frederico Boabaid. Durante o debate, foi discutida a importância de se mapear talentos e lideranças, mensurar resultados e permear toda a equipe com uma cultura que esteja de acordo com a realidade e a estratégia da empresa.
Gestão familiar
Para Cláudia Bertazzo, gestora da Fazenda Morro Azul, de pecuária de corte, o circuito RedeAgro foi significativo para líderes que, como ela, estão à frente de empresas familiares, uma realidade muito frequente entre produtores agropecuários: “Exercer a liderança em empresas familiares é um desafio. É importante perceber que estamos começando a ter acesso a um conhecimento de pessoas com grande experiência em negócios. Além disso, os encontros entre gestores com diferentes experiências são também importantes, pois sempre há alguém que pode dizer alguma coisa que você não tinha pensado ainda e que pode ser aproveitar em seu negócio”.