São Paulo, 7 – A Secretaria de Agricultura de Santa Catarina vai liberar R$ 10 milhões para plantio de mais de 20 mil hectares de trigo, triticale, aveia e centeio destinados à fabricação de ração e produção de silagem. A ação faz parte do Programa Terra Boa e visa a atender produtores de aves e suínos. “Nós não podemos depender totalmente do milho para fabricação de ração ou produção silagem”, disse em nota o secretário Altair Silva.

+ Plantio de milho safrinha alcança 68,4% da área em MT, afirma Imea

Com o Terra Boa, a Secretaria da Agricultura dará uma subvenção de R$ 300,00 por hectare efetivamente plantado com cereais de inverno, em um limite de 10 hectares por produtor. “Os produtores rurais devem procurar as cooperativas agropecuárias participantes do Programa para manifestar o interesse em fazer a semeadura de cereais de inverno. As cooperativas e casas agropecuárias fornecem as sementes e insumos para o plantio e o produtor realiza o pagamento ao final da safra, quando entrega os grãos e recebem o subsídio por hectare cultivado”, explica a pasta na nota.

Ainda de acordo com a secretaria, o agro catarinense consome mais de sete milhões de toneladas de milho por ano e grande parte desse volume é trazida de outros estados ou países. Na safra 2021/2022, as lavouras do Eestado sofreram com a estiagem prolongada e a produção deve ter uma queda de 34,5%. “As estimativas do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa) apontam para uma colheita de 1,7 milhão de toneladas, sendo necessário importar cerca de 6 milhões de toneladas do grão este ano.”