A startup argentina Agrotoken fincou seus bits de vez no Brasil com a abertura de um escritório na capital paulista. Até o final do ano, a empresa pretende digitalizar cerca de 100 mil toneladas de grãos. Ou ‘tokenizar’ esses grãos para tranformá-los em dinheiro digital. Por meio de parcerias firmadas com Visa, Pomelo e Algorand, a Agrotoken quer implantar um cartão para o setor agrícola que permitirá aos agricultores realizar pagamentos com grãos tokenizados.

Negócios
Vendas on-line de imóveis

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A startup Goyas Fazendas, plataforma de negociações on-line, aposta no avanço do e-commerce para expandir as vendas de fazendas de forma digital. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as transações via internet devem movimentar R$ 169,5 bilhões em 2022. Para o CEO da Goyas Fazendas, Givago Alvarenga, o agro responderá por uma boa parcela desse valor.

Investimento
De olho na pessoa física

As startups têm feito muita diferença no desenvolvimento tecnológico do agronegócio, inclusive atuando junto a grandes indústrias do setor. De acordo com o Radar Agtech Brasil, são 1.574 agtechs no País. Um dos maiores desafios dessas empresas é conseguir recursos financeiros para crescer e ganhar estabilidade. Esse dinheiro pode vir até de pessoas físicas, como mostra o estudo da Efund Investimentos. Mas é primordial que o projeto seja convincente. “Os investidores de maior porte estão mais criteriosos ao escolher as startups, mas ainda há apetite para aplicações”, disse Igor Romeiro, sócio da Efund.

Cana-de-açúcar
Mapa da economia

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A agtech Cromai e a Colorado Máquinas, concessionária da John Deere, trabalham juntas para oferecer uma solução que reduz em até 65% o uso de herbicidas em canaviais, gerando redução de R$ 80 por hectare. A partir do processamento e da interpretação de imagens captadas por drones, são gerados mapas de infestação geolocalizada que tornam mais precisa a aplicação dos defensivos. Por meio de um processo de aceleração promovido pelo hub AgTech Garage, as empresas já garantiram 3 milhões de hectares para aplicar essa tecnologia.

Capacitação
Profissão do futuro

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A Perfect Flight e a Metos criaram o Projeto Decision – Agricultura Digital de Decisão, um programa específico para quem quer seguir carreira nessa área. Além de cursos de especialização em agronegócio e inglês, os participantes terão workshop de parceiros das duas empresas e mentoria. De início, serão abertas cinco vagas para trainees em quatro grandes regiões produtoras de commodities agrícolas. Mais informações pelo site da Perfect Fligth.

Atendimento
Prodap investe no chatbot

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A combinação de robótica e inteligência artificial é a opção da Prodap para tornar mais eficiente seu atendimento comercial. A empresa, que oferece soluções de inovação tecnológica para o campo, principalmente nutrição sob medida para pecuária, fechou uma parceria com a empresa Take.blip para desenvolver o atendimento via chatbot. A ferramenta automatiza conversas para apresentar repostas mais assertivas, personalizadas e com mais agilidade, melhorando a experiência do usuário.

Pesquisa
Centro de estudos para 5G

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Com investimentos de R$ 60 milhões, a Lenovo deu a largada para a instalação de um centro de pesquisas voltado especificamente à tecnologia 5G no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A iniciativa, em parceria com o Instituto Metrópole Digital (IMD), tem como objetivo desenvolver estudos para aumentar o potencial de aproveitamento do 5G em todos os ambientes. A previsão é que o centro esteja funcionando em fevereiro de 2024.

Crédito
Novo cartão para o agro

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A Nutrien Soluções Agrícolas criou seu próprio cartão de crédito, sem bandeira, nem anuidade, para garantir um atendimento sem burocracia, com segurança e praticidade. Mas para começar, a novidade desenvolvida em parceria com a fintech Wallet estará disponível para um grupo exclusivo de 500 clientes, com limite de até R$ 250 mil. Quem ficou fora dessa lista precisa buscar o Centro de Experiências da Nutrien e aguardar a aprovação de crédito.