O ministério da Agricultura e Pecuária declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional após confirmação de casos pelo vírus H5N1, conhecido como gripe aviária. Não há casos de transmissão em humanos, mas a situação afeta aves silvestres no Brasil.

A medida vale por 180 dias e objetiva evitar que a doença chegue na produção de aves de subsistência e comercial, bem como para preservar a fauna e a saúde humana. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (22), na Portaria nº 587.

+Fávaro: grande dificuldade do CAR é o sistema, extremamente falho

Casos confirmados

Na segunda-feira (22), o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo confirmou três novos casos positivos para influenza aviária no Espírito Santo – totalizando sete casos no estado. Um outro caso foi confirmado em São João da Barra, no Rio de Janeiro.

O governo alerta que a população que não recolham as aves que encontrarem doentes ou mortas e acione o serviço veterinário mais próximo para evitar que a doença se espalhe.

As espécies de aves infectadas são:

Trinta-réis-de-bando (Thalasseus acuflavidus)
Trinta-réis-real (Thalasseus Maximus)
Atobá-pardo (Sula leucogaster).

Transmissão

Segundo o Ministério da Saúde, é possível a transmissão do vírus da gripe aviária para humanos, principalmente por meio de contato direto com aves infectadas, sejam vivas ou mortas.

Não se deve tocar e nem recolher aves doentes. A doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves e nem de ovos.

Feiras com aglomeração de aves estão proibidas
A Portaria nº 587 também prorroga, por tempo indeterminado, a vigência da suspensão de realização de exposições, torneios, feiras e outros eventos com aglomeração de aves e a criação de aves ao ar livre, com acesso a piquetes sem telas na parte superior, em estabelecimentos registrados no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

A medida se aplica a quaisquer espécies de aves de produção, ornamentais, passeriformes, aves silvestres ou exóticas em cativeiro e demais aves criadas para outras finalidades.