O Grupo Marfrig, uma das maiores empresas globais de alimentos à base de proteína animal, e a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo firmaram  hoje,  Dia Mundial  do  Meio  Ambiente,  um  termo  de compromisso  que  vigorará  por quatro  anos  para  a  criação  de  um sistema  de  logística  reversa  que  promoverá  a  reciclagem  das embalagens de produtos comercializadas no Estado. O documento prevê que a empresa implantará projetos  de  reciclagem  em  municípios  paulistas  onde têm  operação  e  que  necessitam  ampliar  sua coleta seletiva. Projetos-piloto devem ser implantados ainda este ano em Promissão e Jaguariúna. No próximo ano, o sistema de reciclagem será levado para os municípios de Amparo, Nuporanga e Votuporanga. Em 2015, chega a São Paulo e Osasco.

O objetivo da empresa é cumprir a meta estipulada pelo Ministério do Meio Ambiente de recolher e reciclar ou destinar corretamente 28% das embalagens de seus produtos depois de usadas até 2019, conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Com o  projeto, as cooperativas serão estruturadas para triplicar o volume de resíduos sólidos recolhidos, atendendo a meta estipulada pelo ministério.

O Grupo Marfrig é a primeira empresa do setor de alimentos a base de proteína animal a assinar um termo de compromisso individual com o governo estadual. A Companhia fará um diagnóstico sobre a destinação  de  resíduos nos  municípios  beneficiados,  selecionando  associações  ou  cooperativas
de catadores,  bem  como  outros  parceiros,  para  criar  um  sistema  de reciclagem  e  logística  reversa (recolhimento e destinação de embalagens pós-consumo).

Para  estimular  o  desenvolvimento  da  coleta  seletiva  em  municípios onde  ela  ainda  não  é  feita  em larga escala, a Companhia trabalhará com as Prefeituras e o Estado para a criação de um modelo de parceria  em  todos os  processos  necessários  para  a  separação  dos  materiais  e  a correta  destinação dos  resíduos.  A  empresa  também  comprará  máquinas e  equipamentos  para  cooperativas  e associações e promoverá a capacitação dos catadores em temas como qualidade de vida, cidadania, capacidade empreendedora, técnicas de reciclagem e sustentabilidade. Numa segunda fase, o Grupo fará campanhas educativas sobre o tema, estimulando e orientado os consumidores sobre a correta destinação das embalagens. “Além do claro
impacto ambiental, nosso projeto terá um impacto social importante ao capacitar e desenvolver negócios relacionados à reciclagem fora das grandes cidades do Estado”, destaca Clever Pirola Ávila, diretor de Desenvolvimento Sustentável e Tecnologia do Grupo Marfrig. “Assumimos também  o compromisso de  trabalhar  junto  a  nossos  fornecedores  buscando  alternativas  para as embalagens, até então, consideradas não recicláveis”, completa.

Por  sua  vez,  o  governo  estadual  se  comprometeu  a  incluir orientações  sobre  a  reciclagem  de embalagem  de  alimentos  em  seus programas  de  educação  ambiental  e  incentivar  a  capacitação  de professores  da  rede  pública  de  ensino  sobre  educação  ambiental  e gestão  de  resíduos,  além  de fomentar a atividade de reciclagem e a confecção de produtos com material reciclado. Vai também auxiliar nos contatos com os órgãos estaduais e municipais envolvidos no processo de coleta de lixo e reciclagem,  além  de  assegurar  que  procedimentos  e atos  administrativos  sob  sua responsabilidade, como licenciamentos e autorizações, permitam a implantação e expansão do sistema.