O Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) lança oficialmente a versão em português do Position Paper “A Pecuária Sustentável e sua Contribuição para o Desenvolvimento Sustentável”. A versão em inglês do documento foi apresentada na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática – COP 21, realizada em Paris, mostrando os avanços do setor e posicionando a pecuária como aliada para o cumprimento das metas firmadas nos acordos mundiais.

O objetivo do documento, construído em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), é divulgar os avanços da pecuária brasileira, reunir dados sobre os desafios da sustentabilidade relacionados com a atividade, além de organizar estas informações como uma forma de promover um debate aberto e construtivo sobre as questões transversais do setor.

No material, há informações atualizadas sobre temas como desmatamento, emissões de gases de efeito estufa, pastagens degradadas, obstáculos à intensificação, uso da água e perda de biodiversidade, entre outros.

“Os desafios para definir e promover uma pecuária sustentável no Brasil estão diretamente relacionados com os tópicos descritos no documento. A pecuária, além de ser extremamente importante para a segurança alimentar no Brasil e no mundo, necessita intensificar a sua produção para suprir o aumento da demanda mundial por carne bovina”, destaca o Presidente do GTPS, Fernando Sampaio.

Acordo firmado em Paris

Na COP 21, 195 países se comprometeram a reduzir as emissões e adaptar e recuperar os ecossistemas. As contribuições do Brasil envolvem não só a redução do desmatamento, mas também a restauração de 12 milhões de hectares e a recuperação de até 15 milhões de hectares de pastagens.

O Position Paper pode ser acessado clicando aqui. Fonte: Ascom