14/04/2016 - 11:50
A Guarani, empresa controlada pelo Grupo cooperativo Tereos, inicia oficialmente a safra 2016/17 nesta quinta-feira (14/4), com evento na cidade de Bebedouro (SP) para mais de 1.100 fornecedores de cana-de-açúcar de suas sete unidades industriais. Durante o encontro, a companhia anuncia a previsão de moagem de 20,5 milhões de toneladas de cana para este ciclo, incremento de quase um milhão de toneladas em relação à safra anterior, além dos resultados dos investimentos realizados no ano passado.
Jacyr Costa Filho, diretor da Divisão Brasil do Grupo Tereos, explica que no último ciclo, a Guarani Tereos Açúcar e Etanol Brasil investiu aproximadamente R$ 510 milhões em renovação de canaviais, crescimento de produtividade e conservação de energia. “Todos esses fatores permitirão melhores resultados na safra 2016/17”, acrescenta.
Na última safra, a Guarani Tereos Açúcar e Etanol Brasil atingiu capacidade instalada de 1,2 milhão de MWh. A expectativa da empresa é exportar para o Sistema Interligado mais de 1 milhão de MWh em 2016.
Devido ao primeiro déficit global da commodity nos últimos cinco anos, o preço do açúcar seguirá valorizado no mercado internacional em 2016.
“O etanol também estará em alta por conta da forte demanda, que deve permanecer estável ou superior em relação ao último ano, com base nos recordes de venda do biocombustível em 2015”, afirma Pierre Santoul, Diretor-Presidente da Guarani Tereos Açúcar e Etanol Brasil.
Em relação ao clima, o diretor Agrícola da Guarani Tereos Açúcar e Etanol Brasil, Jaime Stupiello, explica que 2016 começou com chuvas acima da média histórica, influenciadas pelo fenômeno El Niño, porém, a partir de maio, espera-se a volta da normalidade climática.
Para o evento, foram confirmadas as presenças de Arnaldo Jardim, Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e Elizabeth Farina, Diretora-Presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA). Fonte: Ascom.