17/09/2015 - 12:22
O Haras Sahara, de Matozinhos (MG), foi o campeão da 20ª edição da Breeder’s Cup do Cavalo Árabe, realizada em Avaré (SP). Comprovando a alta competitividade da copa, foi mínima a diferença para o 2º colocado, o Haras El Madan, de Iperó (SP). Entre os animais, a Premium Cup ficou com TS Khidam El Shawan, do expositor Toni Salloum. O potro é filho de Fa El Shawan e Samantha HVP.
“Estamos extremamente felizes com o bicampeonato (2014 e 2015). Esse resultado comprova o resultado do nosso trabalho com o Cavalo Árabe. Levamos para Avaré animais bem preparados e isso foi essencial para a conquista. A Breeder`s atrai gente de fora, como chilenos, árabes, juízes internacionais e isso valoriza ainda mais a vitória. Nossa genética é de ótima qualidade, e pudemos mostrar o nosso potencial em relação à conformação, movimentação e tipo árabe”, comentou Fabiana Yamassaka, do Haras Sahara.
Em sua 20 edição, a Breeder’s Cup, Copa dos Criadores, reuniu diversos criadores arabistas de diferentes Estados do País.
“Uma característica importante é que a Breeder’s Cup reúne somente potros e potrancas nascidos e criados no Brasil. com no máximo três anos de idade. Esse evento foi criado para valorizar a genética brasileira do Cavalo Árabe e tem contribuído muito para o aprimoramento contínuo da criação nacional”, ressalta Fabio Amorosino, presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe.
O corpo de jurados foi formado por 5 juízes, que julgaram os animais em provas de halter, avaliando os seguintes critérios: Tipo árabe, Cabeça, Pescoço, Corpo, Pernas e Aprumos, Movimentação e Presença. Machos e Fêmeas foram agrupados por idade e divididos, cada um, em 5 categorias.
Os estrangeiros também marcaram presença no evento e viram de perto a qualidade dos animais brasileiros que, hoje, são destaque também no mercado internacional. “Temos novas gerações de animais de sangue Árabe nascidos no país que enchem os olhos de qualquer criador estrangeiro”, analisa Paulo Roberto Ferreira Levy, o Polé, que foi homenageado pela ABCCA em Avaré e vencedor da primeira edição da Breeder’s Cup, em 1996. Fonte: Ascom