28/01/2016 - 13:54
A raça Mangalarga Marchador foi representada, durante o Global Equus International 2016, pelos animais do Haras das 8 Virtudes, do criador Ricardo Bacellar. O haras, que fica em Amparo/SP, selecionou 8 animais para realizar quatro apresentações de oito minutos cada uma. As apresentações preparadas por Bacellar tiveram como objetivo demonstrar a combinação de marcha com funcionalidade, evidenciando a versatilidade da raça Mangalarga Marchador.
Combinando os estilos western e clássico, alguns cavalos e éguas V8 apresentaram marchas em ritmos variados assim como exercícios funcionais praticados no ensino da equitação. “A idéia das nossas apresentações foi mostrar a forma como os Mangalarga Marchadores são treinados no Haras das 8 Virtudes, privilegiando a marcha nat ural e o bem-estar dos cavalos”, ressaltou Bacellar.
Outro ponto alto da feira foi o estande do Haras das 8 Virtudes. Preparado em um ambiente rústico e aconchegante para recepcionar os visitantes, acabou sendo uma referência, servindo mais de 500 cafézinhos, preparados com o Café do Haras, durante os quatro dias de evento, para o público que participou dos treinamentos e prestigiou o Global Equus International.
Além de tudo isso, a ocasião foi também uma oportunidade importante para divulgar para o público equestre a importante conquista do plantel: a certificação Sela Verde, que visa incentivar boas práticas de manejo, que respeitem o bem estar animal, a preservação ambiental e a responsabilidade social nos diversos tipos de propriedades que trabalhem com equinos do Brasil, desde fazendas e haras até os centros de treinamento e centrais de reprodução.
“O Global Equus International foi um evento muito rico em conteúdo, com a presença de profissionais experientes, reconhecidos internacionalmente e abertos a demonstrar seus conhecimentos e técnicas para todas as raças. A propósito, a troca de créditos entre tantas estrelas internacionais foi algo muito interessante. Observamos um belo clima de admiração, reconhecimento mútuo e confraternização entre todos”, ressaltou Ricardo.
Palestrantes
Para aprofundar o conhecimento das características do seu projeto com a raça Mangalarga Marchador, Ricardo Bacellar abriu as porteiras do Haras das 8 Virtudes para apresentar seu plantel para cerca de 40 visitantes, entre eles, diversos palestrantes internacionais que se apresentaram no Global Equus International. A visita aconteceu no dia 20 de janeiro e teve como principal objetivo mostrar o sistema de criação praticado pelo haras, o primeiro a ser certificado com o selo Sela Verde.
Além de uma caminhada a campo, de cerca de dois quilômetros, apreciando a interação dos cavalos com o meio ambiente aonde vivem, os visitantes também puderam verificar uma apresentação de marcha que Ricardo preparou, utilizando alguns animais tanto de marcha batida como de marcha picada, sempre montados a pelo e sem embocaduras, para que a marcha pudesse ser observada da maneira mais natural possível.
Vários palestrantes se demonstraram impressionados com o que viram. “Particularmente como especialista em comportamento animal, foi a melhor experiência que tive no Brasil, pois ver os cavalos amigáveis, calmos, agindo naturalmente, conversando com os visitantes pelo olhar, foi incrível. Este é o jeito que mais faz sentido numa criação de cavalos”, ressaltou Jenifer Zeligs, PhD em Comportamento Animal pela Universidade da Califórnia.
“A maneira como ele cria os cavalos interagindo com o meio ambiente e com a plantação de café, é impressionante. Este formato demonstra a versatilidade destes animais”, reforça o mexicano Rudy Lara, que atua com horsemanship com foco no Cowboy Dressage. “Apreciar animais vivendo naturalmente é lindo em qualquer lugar. Mas, este modelo que verificamos aqui no Brasil é incomum a qualquer lugar do mundo”, avaliou o americano David Lichman, um dos principais instrutores do método Pat Parelli. Fonte: Ascom