23/04/2020 - 14:51
São Paulo, 23 – A fabricante norte-americana de chocolate Hershey teve lucro líquido de US$ 271,1 milhões no primeiro trimestre deste ano, o equivalente a US$ 1,29 por ação. O resultado representa queda de 11% na comparação com o mesmo período de 2019, quando foi reportado lucro líquido de US$ 304,4 milhões (US$ 1,45 por ação).
A receita líquida ficou praticamente inalterada na comparação anual, com variação positiva de 0,50%, passando de US$ 2,02 bilhões no primeiro trimestre de 2019 para US$ 2,03 bilhões no primeiro trimestre de 2020. Analistas consultados pela FactSet esperavam receita de US$ 2,08 bilhões. O lucro ajustado, de US$ 1,63 por ação, também ficou abaixo do esperado por analistas, de US$ 1,71 por ação. Após a divulgação dos resultados financeiros, os papéis da companhia negociados na Bolsa de Valores de Nova York operavam em queda, a US$ 139,97 por ação (-2,31%), às 12h de Brasília.
Conforme comunicado divulgado nesta quinta-feira, a empresa atribui o recuo no lucro e estabilidade na receita ao modesto impacto ligado à pandemia do novo coronavírus. “O desempenho do primeiro trimestre da empresa estava relativamente alinhado às expectativas, com um impacto modesto da covid-19”, informou a companhia. “No entanto, (…) a extensão e a gravidade da pandemia e as alterações associadas ao comportamento do consumidor permanecem incertas”, ponderou a companhia. Em 26 de março, a Hershey anunciou o fechamento temporário das suas lojas na Pensilvânia, em Las Vegas e Nova York em resposta à pandemia.
No primeiro trimestre deste ano, a receita com vendas internacionais da empresa recuou 8,1% para US$ 192,5 milhões, enquanto a receita de vendas na China caiu quase pela metade. Nos EUA e no Canadá, o maior mercado da Hershey, as vendas aumentaram 2,1% no mesmo período. Segundo a empresa, o reajuste dos preços aos varejistas compensou o menor volume de vendas.
A Hershey informou que abasteceu os estoques no trimestre para mitigar os riscos relacionados à pandemia.
A empresa já havia relatado que, além de seus negócios na China, seus resultados poderiam ser prejudicados por causa dos efeitos do surto nas suas operações e nos gastos dos consumidores. A retração no lucro líquido veio pelo segundo trimestre consecutivo. Já queda na receita interrompe quatro ciclos seguidos de crescimento – o que surpreende analistas do segmento que consideram o mix de produtos de empresas de alimentos como a Hershey resiliente a oscilações de demanda.
Para o acumulado do ano fiscal de 2020, a Hershey cancelou seu guidance em virtude das incertezas quanto à economia global em meio à pandemia do coronavírus. No fim de janeiro, a empresa havia informado que esperava incremento entre 2% a 4% nas vendas líquidas e lucro ajustado entre US$ 6,13 e US$ 6,24 por ação.