A Holding Sabará Participações, que atua nos segmentos de saúde, beleza, nutrição, e é detentora da marca Beraca, líder global no fornecimento de ingredientes naturais provenientes da biodiversidade brasileira, apresenta ao mercado a sua nova marca, a BioEnergy. Especializada no setor de bioenergia, a empresa apostará no fornecimento de soluções sustentáveis, capazes de otimizar o processo produtivo em usinas de açúcar e álcool e  agregar valor para o cliente e ao mercado.

“Em 2014, a Holding Sabará faturou R$ 200 milhões e esperamos crescer 8% neste ano, para isso nos especializaremos cada vez mais nos mercados em que já atuamos por meio de inovações e tecnologias, afinal essa é uma tendência global. A BioEnergy vai atender às demandas específicas do setor de bioenergia, com soluções altamente eficientes e que ajudarão a reduzir custos no processo produtivo”, ressalta Wellington Rodgério, Diretor Financeiro da Holding Sabará Participações.

Nesse segmento, o carro-chefe da empresa é o dióxido de dloro, o Diox, que permite a produção de um etanol mais sustentável, com menor consumo de insumos químicos. A solução tem como principal característica substituir os antibióticos convencionais no processo de fermentação em usinas e, entre as suas vantagens, está a diminuição de até 30% no uso de ácido sulfúrico, número que representa grande economia direta para a usina.

O uso do Diox também permite a comercialização da levedura excedente no processo de fermentação para outras empresas, como as que atuam na fabricação de ração animal ou alimentação humana. Sem contar que possibilita também o beneficiamento de toda a cadeia produtiva do etanol, pois não é residual e evita a bio-acumulação em rios e lençóis freáticos.

“No último ano, cerca de 1.260.000 m³ de ETOH foram tratados com o Diox e a meta da empresa é atender 90 usinas até o fim de 2016, isso representa 30% de market share”, avalia Rodgério.

Além do dióxido de cloro, também fazem parte do portfólio da empresa soluções como o antiespumante que, por possuir formulação balanceada, auxilia no controle da espuma formada no processo fermentativo, minimizando transbordamentos e aumentando o volume útil das dornas; o dispersante, para ser adicionado ao mosto, caldo de cana ou melaço misturado com água, cubas e dornas.

O Nutriente (Beralcool), desenvolvido para suprir as deficiências nutricionais do substrato, estimulando e ativando as funções desenvolvidas pelas células, o que ajuda a favorecer o metabolismo das leveduras e proporciona uma fermentação mais eficiente; e o Antiincrustante para coluna de destilação, com funções específicas no controle e eliminação de substâncias incrustantes. Fonte: Ascom