A agricultura familiar representa 84% de todas as propriedades rurais brasileiras e emprega cerca de cinco milhões de famílias, de acordo com o relatório “Estado da Alimentação e da Agricultura”, produzido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Para a Husqvarna, multinacional sueca maior fabricante global em equipamento para o manejo de áreas verdes, a atividade representa de 20% a 25% seus dos negócios no Brasil, e a expectativa é de que até o final de 2016 o segmento cresça na empresa em torno de 10% a 15%.

“Contamos com uma ampla linha de equipamentos com custos acessíveis, de fácil manuseio, que exigem menos esforço físico na operação, e garantem o aumento da produtividade no campo. A proposta da marca é que, com um baixo investimento, o produtor consiga mecanizar os processos em sua propriedade e, consequentemente, garanta um aumento nos lucros”, explica André Lobo Faro, diretor nacional de vendas e serviços da Husqvarna.

Entre os equipamentos indicados para os agricultores familiares, estão: Roçadeira 143RII, para a limpeza entre as ruas das plantações e áreas verdes da propriedade rural; Atomizador 362M18, ideal para o lançamento de insumos agrícolas; e Motocultivador TR430, substituto da enxada no preparo do solo.

Com um baixo investimento, de aproximadamente R$ 10 mil, o agricultor consegue mecanizar a plantação, otimizar os processos e ainda driblar a escassez de mão de obra no campo. “Ao implantar a tecnologia dentro de uma pequena propriedade rural, o tempo de trabalho é reduzido de forma significativa. Um dos benefícios disso é que o agricultor tem condições de diversificar as culturas dentro de sua propriedade”, pontua André Lobo Faro. Fonte: Ascom