12/03/2015 - 12:36
O Projeto de Validação do Kit de Pré-Brotação do MPB será lançado em evento, nesta sexta-feira, 13 de março de 2015, a partir das 8h30, em Guariba, interior paulista. O Secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Arnaldo Jardim, participará do encontro. Jardim ressalta a importância de os órgãos ligados à geração e transferência de tecnologia do Estado reunirem competências a fim de incentivar os setores de produção na adoção das soluções geradas pela pesquisa.
“O Governo paulista vem reforçando os investimentos nas estruturas de suas instituições a fim de equipá-las com os melhores recursos, muitas delas estão de acordo com normas internacionais de procedimentos laboratoriais. Esse aparato, somado à qualidade de nossas equipes, atrai a credibilidade da esfera privada e daí resulta em importantes parcerias, como se dá neste caso do Programa Cana IAC”, afirma o Secretário.
Jardim ressalta que os resultados da pesquisa paulista estão difundidos em todo o agronegócio nacional. “O setor sucroenergético reflete, pela extensão do negócio, os ganhos obtidos a partir da tecnologia incorporada, mas é importante destacar que os sistemas desenvolvidos pela Secretaria de Agricultura, por meio de suas unidades de pesquisa e extensão, chegam às diversas cadeias, inclusive aos nichos de mercado”, diz.
Segundo o pesquisador e líder do Programa Cana IAC, Marcos Guimarães de Andrade Landell, o Programa Cana IAC tem por princípio a interação com o setor de produção e para isso mantem extensa rede de experimentos em todo o Brasil, em cerca de 500 pontos em onze Estados. Este novo Projeto, porém, diferencia-se por transferir, além de variedades, tecnologia e informação.
“Elaboramos cada passo com base no conhecimento que temos do universo do setor sucroenergético e, sobretudo, cientes das realidades existentes nas grandes estruturas e nas pequenas propriedades. Conhecer as dificuldades é fundamental para propor a solução adequada, na medida para ser efetivamente incorporada no cotidiano da canavicultura”, avalia Landell, que irá palestrar no evento.
Programa
8h – Recepção
8h30 – Abertura: Parceria Coplana, Socicana e IAC para Inovação em Cana, com José Arimatéa Calsaverini – Superintendente da Coplana e exibição do filme sobre a Iniciativa +cana
9h – Novos caminhos para a canavicultura, com o pesquisador Marcos Guimarães de Andrade Landell – Diretor do Centro de Cana do Instituto Agronômico (IAC)
9h40 – Lançamento da Iniciativa +cana: Produção de MPB em Polos Regionais, com José Antonio Rossato Junior Presidente da Coplana, Conselheiro da Socicana
10h15 – +cana para a Sustentabilidade da Produção, com Arnaldo Jardim Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
10h45 – Inscrição dos produtores, visita às Estações Tecnológicas e empresas de variedades de cana (Área externa da Socicana)
12h – Encerramento
Fonte: Ascom.