A partir da cooperação firmada entre a Bayer CropScience e a organização civil Round Table on Responsible Soy (RTRS), em setembro deste ano, os agricultores brasileiros estarão mais próximos de alcançar padrões internacionais no cultivo da soja.

Por meio do Programa Valore, da Bayer CropScience, os produtores terão acesso aos processos de diagnósticos, planos de ação, treinamentos, visitas pré-auditoria, entre outros serviços para se adequarem aos requisitos e obterem a certificação global.

O principal objetivo do Valore é agregar valor à cadeia produtiva e assegurar a competitividade do produtor brasileiro, por meio do acompanhamento rigoroso do processo de produção agrícola. O primeiro passo é a inscrição dos agricultores via distribuidor ou cooperativa pareceira da Bayer na região. A seguir, a propriedade passa por um diagnóstico realizado por uma consultoria contratada pela empresa, no qual é desenhado um plano de adequação da fazenda que resultará no acompanhamento técnico de profissionais da Bayer durante toda a produção.

O projeto foi criado em 2009 para viabilizar a competitividade do produtor brasileiro e abrir as portas dos mais exigentes mercados internacionais. O Valore começou com um projeto piloto para um grupo de pequenos produtores de uva do Rio Grande do Sul, que rapidamente ganhou destaque, sendo os primeiros vinicultores brasileiros a receber a tradicional certificação internacional do Fair Trade.

Além da preocupação com a sustentabilidade da cultura e com o meio ambiente, esta certificação oferece à empresa benefícios como sustentabilidade dos negócios no longo prazo; diferenciação do produto no mercado, assistência técnica e expertise de profissionais da Bayer CropScience; boas práticas agrícolas, com uso racional de insumos e recursos naturais; qualificação profissional; melhor gestão dos negócios alocação/utilização dos recursos de forma mais eficiente, além da diminuição dos custos da produção e maior produtividade.  Ou seja, este é o primeiro passo para a obtenção da certificação RTRS, que poderá viabilizar a esses produtores acesso aos mercados que valorizam o diferencial de suas boas práticas agrícolas.

Tudo isso permite que o consumidor final tenha em sua mesa alimentos da mais alta qualidade, produzido com base nos rigorosos padrões de segurança ambiental e social.

Além disso, o Valore tem como objetivo promover transparência na cadeia por meio da rastreabilidade do produto e a valorização e reconhecimento do produtor rural brasileiro perante os consumidores. Fonte: Ascom.