07/07/2014 - 15:39
Foi lançado pela Secretaria de Agricultura e Pecuária (Segaro), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e prefeituras municipais, o projeto “Campo Forte, Mesa Farta”. Com o objetivo de reduzir o déficit de produtos hortifruti e fomentar a produção nas regiões de Palmas, Gurupi e Araguaína (que abrange 39 municípios), o programa será prioridade para famílias com perfil para agricultura familiar e produtores rurais que já tenham posse da terra.
“Cada beneficiário receberá uma unidade de cada um dos cinco tipos de kits que serão distribuídos – kit horta em estufa, kit de cultivo a céu aberto, kit milho verde, kit citrus e kit citrus e maracujá”, disse em nota José Américo Vasconcelos, diretor de Fomento a Agropecuária da Seagro.
Os agricultores também participarão de capacitações, por meio das unidades regionais do Ruraltins, com foco em gestão eficiente de empreendimentos. Serão ministradas ainda palestras e oficinas nas escolas da rede estadual e municipal para aumentar a conscientização da comunidade sobre o consumo regular de hortifruti e para incentivar a implantação de hortas escolares.
O Programa “Campo Forte, Mesa Farta” pretende fomentar o aumento da área plantada de hortifruti de 468,08 hectares para 2.207,71 hectares, em um período de quatro anos.