A incorporadora imobiliária CIFI Holdings, que já foi uma emissora regular de títulos em dólar, perdeu um pagamento de juros de um título conversível esta semana. Isso se soma a dezenas de inadimplências de títulos de desenvolvedores chineses do ano passado.

A empresa culpou um feriado de duração de uma semana na China, que disse ter atrasado o movimento de dinheiro do continente para Hong Kong. O agente fiduciário dos títulos confirmou a ocorrência de inadimplência, pois não havia carência para o pagamento.

Os investidores foram pegos de surpresa no mês passado quando o CIFI divulgou que estava tendo problemas de liquidez. O desenvolvedor recentemente arrecadou dinheiro na China continental emitindo títulos denominados em yuans segurados por uma entidade apoiada pelo governo chinês.

Alguns dos títulos em dólar da CIFI estavam sendo negociados abaixo de 10 centavos de dólar nesta quinta-feira. Suas ações listadas em Hong Kong caíram mais de 10%, alimentando uma queda mais ampla nas ações imobiliárias chinesas.

O pessimismo dos investidores em relação ao setor mais amplo elevou os rendimentos dos títulos chineses de alto rendimento acima de 30% este ano, impossibilitando que muitas empresas emitam novos títulos em dólar.