“As oportunidades do etanol são fantásticas”

José Carlos Grubisich, presidente da

bioenergia

Novos desafios

O executivo e nelorista José Carlos Grubisich, que recentemente deixou a presidência da petroquímica Braskem para assumir a ETH, braço energético da Odebrecht, está empolgado com o setor. Os investimentos previstos são de mais de R$ 5 bilhões para os próximos dez anos. “É um grande desafio estar nesse setor, porque as oportunidades são fantásticas”, diz.

Terras

Risco indígena

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, comandada pelo criador José Olavo Borges, está apreensiva com o avanço da demarcação de áreas indígenas no País. Um manifesto foi preparado e será levado ao ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes.

 

Látex

Borracha mineira

Maior produtor de café do País e um dos Estados onde a produção de soja e etanol mais avança, Minas Gerais quer implantar um novo pólo. Pesquisas feitas pela Epamig, a “Embrapa mineira”, comprovaram a viabilidade do cultivo da seringueira em escala.

Pecuária

Porteira aberta

A agropecuária CFM quer expandir seu rebanho, hoje com 70 mil cabeças. Para tanto, segundo o coordenador Luiz Adriano Teixeira, a empresa adquiriu 20 mil hectares no sudeste da Bahia por R$ 10 milhões.

Café

Fala, Portinari

A Conferência Internacional do Café, entre os dias 14 e 19, em Campinas (SP), terá a palestra de João Cândido Portinari, filho de Cândido Portinari, o pintor que melhor retratou os cafezais brasileiros.

Leite

BNDES, cadê você

Produtores de leite levarão ao BNDES um pedido para que o banco, comandado por Luciano Coutinho, amplie as linhas de crédito. A indústria está em dificuldade para repassar os custos das aquisições feitas nos últimos anos.

Genética

Malas prontas

O holandês Gus Leaven, presidente da Lagoa, uma das principais empresas do setor de genética bovina da América Latina, em breve deixará o comando da companhia no Brasil. O executivo conduzirá a internacionalização da empresa, que quer intensificar sua atuação na Argentina e nos países da América do Norte. O projeto prevê uma série de aquisições nessas regiões.