01/01/2009 - 0:00
“O mundo não vai parar por causa dessa crise”
Mario Garnero, sócio da Brasilinvest
ÁLCOOL I
Megaprojeto de etanol
Apesar da crise externa, o empresário Mario Garnero, sócio do grupo Brasilinvest, está prestes a anunciar um megaprojeto na área de etanol. Em parceria com fundos europeus e americanos, trata- se de um investimento de US$ 1 bilhão, que será feito no Estado de Mato Grosso do Sul. É também grande a possibilidade de que investidores dos Emirados Árabes entrem no projeto.
ÁLCOOL II
Apoio do exterminador
E por falar em etanol, o governador da Califórnia, Arnold Schwarznegger, decidiu abrir seu mercado ao álcool brasileiro, mesmo que o presidente Barack Obama não reduza a tarifa que inibe as exportações. O “Exterminador do Futuro” está disposto a oferecer compensações fiscais para eliminar a tarifa e até a destinar um terminal portuário para a entrada do produto.
NELORE
Tem global na área
O nelore de elite acaba de fisgar mais um ator global. Desta vez, foi o galã Murilo Benício (esq.) que decidiu começar a investir na raça. Ele foi convencido por um dos principais embaixadores da pecuária de elite no Rio de Janeiro: o criador Felipe Picciani (dir.), da Fazenda Monte Verde. Benício deverá freqüentar boa parte dos leilões de 2009.
CELULOSE
Aposta no futuro
As perdas com derivativos financeiros não suspenderam os investimentos que vêm sendo tocados pelas principais empresas. Tanto a Suzano como a Aracruz confirmaram ao presidente do BNDES, Luciano Coutinho, que manterão seus projetos bilionários nos próximos anos.
TELEFONIA
Banda larga rural
A aprovação da venda da Brasil Telecom para a Oi é uma boa notícia para os produtores rurais. Isso porque a Anatel exigiu que todos os municípios das duas concessionárias terão de ter internet em alta velocidade até 2011. A BrT atende as principais regiões rurais do País, como o Sul e o Centro-Oeste.