“O Ceará será um grande produtor de etanol”

Cid Gomes, governador

Etanol

O álcool do Ceará

Sem fazer alarde, o governador do Ceará, Cid Gomes, arquiteta um plano para aumentar a produção de etanol no Estado, que hoje importa cerca de 152 milhões do produto, equivalente a mais de 90% da sua necessidade. O plano é incentivar empresas a investir no combustível e no prazo de três anos reduzir em 30% a dependência cearense por etanol. O governador acredita que o Estado possui potencial para se tornar, no futuro, até exportador do produto.

Leite

Um pé na Parmalat

No mês passado, a corretora Ativa foi responsável por um grande volume de compras de ações da Laep, que controla a Parmalat. Desconfiavase que, por trás desse movimento, houvesse algum concorrente disposto a adquirir uma posição de controle, para passar a participar das decisões estratégicas da companhia.

Avicultura

Foco em cooperativas

A islandesa Marel, empresa de capital aberto que fabrica máquinas de classificação e fracionamento de carnes, está de olho na avicultura nacional. “Agora o nosso foco são as cooperativas, que estão investindo na automação e agregação de valor aos produtos”, diz.

Biodiesel

Sobe e desce na bolsa

A decisão do governo de elevar de 3% para 5% o percentual de óleo diesel misturado no diesel tradicional fez com que os papéis da Brasil Ecodiesel sofressem intensas oscilações na Bovespa. O papel chegou a subir mais de 35% antes do anúncio, no dia 23, mas depois voltou a cair.

NELORE

Reforço de elite

O consórcio nelorista ISOM, que reúne Ivete Sangalo e Olavo Monteiro de Carvalho, além do criador Fernando “Tico” Cardoso, deve ganhar um reforço de peso. Maurício Odebrecht, um dos sócios de um dos maiores grupos empresariais do País, está se juntando ao time para valorizar ainda mais os leilões de Ivete e Olavo.

Combustíveis

O alvo da Cosan

O empresário Rubens Ometto, dono da Cosan, se afastou da presidência do grupo, mas continua acompanhando as negociações em torno da rede mineira Ale. A Cosan, que já é dona da Esso, quer comprar a Ale para ultrapassar a Shell e encostar na Ipiranga, ficando atrás apenas da BR Distribuidora.