Pecuária

E o Oscar vai para…

José Carlos Grubisich, presidente da ETH Bioenergia e dono da Estância Verdana, comemorou os resultados do ranking da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB). A doadora Absoluta da Verdana, criação do empresário ganhou a medalha de ouro na categoria melhor fêmea adulta. “Para quem só cria há três anos, é um grande resultado e podem esperar mais surpresas para o próximo ano”, disse.

“Podem esperar mais das nossas doadoras”

José Carlos Grubisich, pecuarista

Ecologia

Maggi (mais) verde

O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, concluiu a sua peregrinação na COP-15, em Copenhague. Ele apresentou um projeto para redução de emissões de gases para um pequeno município de seu Estado, baseado na compensação financeira a quem deixar de usar áreas passíveis de desmates legais. “É preciso incentivar”, diz.

 

Grãos

Mega problemas

O megaprodutor Otaviano Pivetta, dono da Vanguarda do Brasil, deixou a presidência da empresa para cuidar da saúde. Leonardo Slhessarenko, filho da senadora Serys Slhessarenko, e exexecutivo da operadora Claro, é o novo CEO da empresa, que passa por um momento delicado. Ela enfrenta ações judiciais propostas pela trading Noble em função de uma suposta quebra de contrato na entrega de soja. Além disso, alguns resultados negativos rondaram a empresa.

 

Sucessão I

A voz do nelore

É forte entre os neloristas a pressão para que o pecuarista Pedro Novis, presidente do conselho de administração da Odebrech seja o novo presidente da ACNB. As eleições serão realizadas no próximo ano e o empresário é um de seus vicepresidentes. Novis nega a informação, mas segundo apurou DINHEIRO RURAL, a diretoria da entidade faz força para que ele aceite o convite.

 

Etanol

A um passo do topo

Nos últimos dias de dezembro, a ETH, do grupo Odebrecht, finalizava a compra da Brenco. Com a fusão, ela passaria a ser o maior grupo produtor de etanol do Brasil, com cerca de 40 milhões de toneladas processadas. A Cosan, de Rubens Ometto, processa mais cana, mas produz menos etanol.

 

Sucessão II

A voz do zebu

Assim como a ACNB, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu também discute a sua sucessão. E quem deve assumir a entidade é o pecuarista Duda Biagi, no lugar do atual presidente José Olavo Borges. Uma das prioridades de Duda, é a importação de embriões da Índia.