20/09/2012 - 15:04
Frigorífico
Que venham os pequenos
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que tem sido alvo de críticas nos últimos anos da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), por supostamente privilegiar os grandes grupos, parece que deseja se aproximar das pequenas indústrias do setor. No dia 6 de agosto, durante o congresso da Associação Brasileira do Agronegócio, o economista Luciano Coutinho, presidente do BNDES, disse que o banco tem interesse em qualificar essas empresas porque elas precisam de visão de médio e longo prazo para sobreviverem.
Código Florestal
Lenga-lenga no Planalto Central
Aumentou a tensão entre ruralistas, ambientalistas e membros do governo que discutem os destaques à Medida Provisória (MP) do Código Florestal. O clima em Brasília não está para festas. O impasse principal continua o mesmo de sempre: não se sabe o que fazer com as Áreas de Preservação Permanente, as APPs.
Mundo
O “S” do Brics
Cada vez mais, a sigla Bric usada para designar o grupo de países formado por Brasil, Rússia, Índia e China, tem ganho dos atuais economistas o acréscimo de um S, que corresponderia ao Sudeste Asiático, formado por Tailândia, Vietnã, Indonésia, Malásia, Filipinas, Cingapura. Nesses países, há 524 milhões de habitantes e o PIB da região é de US$ 2 trilhões, quase igual ao do Brasil. No campo, as maiores culturas são as de arroz, borracha e cana-de-açúcar.
Café mineiro
De malas prontas
Por sugestão do governo de Minas Gerais, o Conselho Nacional do Café pediu ao ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, que viaje a Londres no fim de setembro. A missão do ministro é levar à Organização Internacional do Café (OIC) uma proposta para que as comemorações dos 50 anos da entidade, em 2013, sejam todas celebradas no Brasil. Hoje, 77 países integram a entidade, que tem como diretor-executivo o brasileiro Robério Silva.
Fazendas
Agora, no martelo
Nos últimos 15 anos, os leilões de gado pela tevê se tornaram comuns no País, com canais exclusivos para esse fim. Agora, o mais antigo deles, o Canal do Boi, está abrindo uma nova modalidade de leilões: o de fazendas. A estreia ocorreu no fim de agosto, com a venda de uma propriedade de 2,2 mil hectares em Unaí (MG). “Assim como aconteceu com o gado, acreditamos que esse tipo de leilão também tem futuro”, diz Jorge de Campos, diretor-comercial do Canal do Boi.
Organização Mundial do Comércio
Cristina, a furiosa
A nova contenda na Organização Mundial do Comércio (OMC) envolve Cristina Kirchner e Barack Obama. A Argentina suspendeu as licenças não automáticas para produtos americanos. Do lado de lá, veio a notícia de que vão retaliar, impondo novas normas às compras de carne bovina e limão. A presidenta argentina está furiosa. Enquanto os Estados Unidos aumentaram as suas vendas ao país vizinho em 5,4% no primeiro semestre de 2012, as compras caíram 15,3%.