Produção agrícola

Menos café no bule

Com o embarque de 33,4 milhões de sacas de café, o Brasil bateu recorde de exportação em 2011. Mas, para 2012, o Conselho dos Exportadores de Café (Cecafé) prevê uma retração da ordem de 10% a 15%. A lentidão nos embarques do grão nos últimos meses é resultado da queda de braço entre exportadores brasileiros capitalizados (e, por isso, à espera de preços mais altos) e importadores em crise, principalmente na Europa. Esses importadores já estão indo se abastecer do grão em países com preços mais em conta, entre eles a Tailândia.

 

Etanolduto

Mais um golpe certeiro

A Petrobras desistiu de levar em frente a construção de um etanolduto de cerca de 1,3 mil quilômetros que passaria por 45 municípios, ligando as principais regiões produtoras de etanol de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso até a Refinaria do Planalto Paulista (Replan), em Paulínia (SP). Do total previsto, sai do papel apenas um trecho de 200 quilômetros, entre Ribeirão Preto e Paulínia. O projeto foi lançado em 2010, e previa investimentos de R$ 6 bilhões de um consórcio entre Petrobras (20%) Copersucar (20%), Cosan, (20%), Odebrecht (20%), Camargo Corrêa (10%) e Uniduto Logística (10%).

 

Embrapa

Sob nova direção

O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, indicou e o governo acatou. Desde o dia 10 de outubro, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) passou a ter como presidente o a agrônomo Maurício Antônio Lopes. Formado pela Universidade Federal de Viçosa (MG), Lopes é pesquisador da empresa desde 1989. Ele substitui Antônio Arraes, que estava no cargo desde julho de 2009.

 

Carne

Apetite planetário

O Departamento de Agricultura dos EUA (Usda) prevê que, em 2013, o mundo vai consumir 250 milhões de toneladas de carne. Os suínos lideram o ranking, com 41%, seguidos pelas aves com 36% e bovinos com 23%. O último número redondo do setor ocorreu há dez anos, quando o consumo mundial de carnes registrou 200 milhões de toneladas.

 

Cana-de-açúcar

Presidenta para a Unica

Depois de seis meses sem presidente, no dia 2 de outubro, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) anunciou que a economista Elizabeth Farina, professora-titular do Departamento de Economia da FEA/ USP, ocupará o cargo a partir do dia 1º de dezembro. Ela substitui Marcos Jank, que deixou a presidência em março deste ano, depois de cinco anos à frente da entidade.