01/02/2008 - 0:00
“Já recuperei tudo com a venda de embriões”
Orestes Quércia, pecuarista
Pecuária
Colômbia- Brasil
O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, tem convidado pecuaristas brasileiros a visitar seu país. A idéia é atrair investidores para áreas que já foram ocupadas pelas Farc e que estão sob domínio do governo. Com o agronegócio, ele espera gerar alternativas econômicas na região.
Genética
Balanço lucrativo
Depois de ser o maior investidor do ano no nelore, o ex-governador de São Paulo, Orestes Quércia, fez um balanço e constatou que fechou no lucro. O caso mais marcante foi a compra da vaca Açucena, ex-líder do ranking nacional, pela qual ele pagou R$ 1,5 milhão e que lhe rendeu quase duas vezes mais com a venda de embriões.
Finanças
Fundo rural
Está em andamento a montagem de um fundo de investimentos do agronegócio. A gestora se chamará Peabirus e é uma iniciativa do ex-diretor de agronegócio do Banco do Brasil, Derci Alcântara, em sociedade com a Agroconsult, do analista André Pessôa. O fundo terá como objetivo comprar empresas ligadas ao agronegócio, aplicar um choque de gestão e prepará- las para venda.
Leite
Cadê o governo?
É grande a insatisfação da cadeia do leite com o Ministério da Agricultura. O órgão se curvou à Polícia Federal na Operação Ouro Branco – a do “leite com soda cáustica” – e ficou calado quando testes demonstraram que não era possível comprovar tal adulteração.
Milho
Saldo recorde
A consultoria Céleres, uma das mais respeitas do agronegócio, fez uma previsão na última reunião da Abramilho capaz de entusiasmar o mais pessimista dos produtores do grão. De acordo com o agrônomo Leonardo Sologuren, diretor da empresa, o Brasil poderá exportar 15 milhões de toneladas dentro de dois anos, em função da demanda asiática e do uso do grão no etanol.
Suínos
Porcos com fome
O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos, Rubens Valentino, estuda medidas judiciais que possam destravar a importação de milho transgênico da Argentina. Ele diz que o setor está sendo prejudicado por causa das restrições e alega que pretende cobrar, na Justiça, eventuais prejuízos.
Sisbov
Cerco em Brasília
O deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) promete apertar o cerco contra empresas que prestam serviços de rastreamento e certificação de gado. De acordo com o parlamentar, muitas delas estariam burlando as regras do Sisbov, oferecendo certificados falsos e deixando de fiscalizar os rebanhos.