20/08/2014 - 16:39
Parceria internacional
Élcio Inhe, diretor da unidade de negócios bovinos da Zoetis, empresa global da área de saúde animal, anunciou no mês passado, em São Paulo, uma parceria com a companhia argentina Syntex, especializada em reprodução animal. Com a parceria, a Zoetis passa a ter produtos para todas as etapas do protocolo de inseminação artificial em tempo fixo (IATF). A empresa aposta na venda de 7,5 milhões de protocolos no País, que deve gerar uma receita de R$ 117 milhões. “Esse mercado é muito competitivo, mas acreditamos que ainda há uma grande margem de crescimento”, diz.
Caos argentino
Em julho, na abertura da exposição promovida pela Sociedade Rural da Argentina, em Palermo, o presidente da entidade, Miguel Etchevehere, disse que o agronegócio de seu país precisa de políticas públicas para sair da atual crise. A mais ácida foi sobre o controle das exportações. Na venda de carne, o país já caiu dez posições no ranking mundial dos exportadores.
Batendo geral
O novo presidente da Confederação Nacional da Agricultura, João Martins da Silva Junior, assumiu o cargo em junho afirmando que a sua prioridade seria discutir o trabalho escravo, em particular a posição do governo sobre o tema. No entanto, no mês passado, a bateria de críticas se voltou para a legislação ambiental na outorga de água destinada aos projetos de irrigação e ao alto custo da energia. O País tem 30 milhões de hectares com potencial para irrigação, mas utiliza apenas seis milhões, ocupando o nono lugar entre os países que usam a tecnicologia. A Índia, que irriga 22% de sua área agrícola, é a número um com 66 milhões de hectares.
Pecuária perde um inovador
No mês passado, faleceu aos 83 anos, em Marília, no interior paulista, o engenheiro agrônomo Ubaldo Oléa, um dos nomes que ajudaram a mudar a maneira de avaliar o gado de seleção. Oléa, criador de nelore e juiz da ABCZ, chegou a avaliar gado até na Índia, além de Chile e Estados Unidos. Mas, seu maior legado são os conceitos que ele criou para avaliar a fertilidade de fêmeas, com base na observação visual dos animais. Nas últimas décadas, boa parte das teorias desenvolvidas por geneticistas levam em conta o seu trabalho.
Frigorífico sustentável
O Ministério Público Federal (MPF) e a Abiec assinaram, no mês passado, um acordo de cooperação técnica, na qual os frigoríficos ligados à entidade se comprometem a não comprarem bovinos de áreas desmatadas ilegalmente, ou que apresentem irregularidades ambientais e sociais, como invasão de terras públicas e trabalho escravo. Os termos do acordo foram costurados com a Abiec pelo procurador geral Daniel César Azeredo Avelino, e fazem parte do cerco aos pecuaristas infratores, intensificado a partir de 2009.
Um brasileiro nas alturas
O veterinário Guilherme Antonio da Costa Júnior, fiscal do ministério da Agricultura (Mapa) desde a década de 1980, foi eleito, no mês passado, com 134 votos dos 169 possíveis para o posto de vice- presidente da Comissão do Codex Alimentarius, órgão da FAO reconhecido pela Organização Mundial do Comércio (OMC). O Codex Alimentarius estabelece regras sanitárias para tudo que se refere à segurança alimentar de interesse mundial. O novo diretor já foi coordenador-geral da OMC, na secretaria de Relações Internacionais do Mapa, e adido agrícola em Genebra por quatro anos.