26/08/2013 - 17:05
Sem pirotecnias na BRF
O empresário Abilio Diniz, presidente do conselho de administração da BRF desde abril, disse que o mercado não deve esperar nada de “espetacular”, nem “pirotecnias”, sobre a reorganização da empresa anunciada no mês passado. O plano de ajustes, que tem por objetivo tornar a BRF mais competitiva, começa na segunda quinzena deste mês. Já o plano estratégico, que está sendo desenvolvido com as consultorias Galleazzi, BCG e McKinsey, será divulgado em outubro.
Sem acordo
O presidente da Frente Parlamentar do Biodiesel (FrenteBio), deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS), anda irritado com as conversas que têm chegado aos ouvidos da presidenta Dilma Rousseff. Goergen diz que gente graduada do Ministério da Fazenda critica a proposta de aumento imediato de biodiesel no diesel de petróleo, porque a medida pressionaria a inflação. Esse seria o principal impeditivo para que o novo marco regulatório do setor, aumentando a proporção de 5% para 7% de biodiesel na mistura, não saia do papel. O Brasil produziu no ano passado 2,7 bilhões de litros do biocombustível.
Made in China
A Hopefull Grain, empresa chinesa que esmaga três milhões de toneladas de soja por dia no país asiático, e que no Brasil está construindo um terminal portuário em São Francisco, Santa Catarina, também planeja se tornar uma trading por aqui nos próximos anos. “O Brasil é um país estratégico”, disse o diretor-executivo da empresa, Lin Tan, a diretores da Aprosoja que estiveram na China no mês passado.
Abelha sem mel
Por causa da estiagem no Nordeste, os apicultores do Piauí, com a ajuda do Sebrae, estão levando suas colmeias para o vizinho Maranhão como uma das tentativas para amenizar os efeitos da seca. Com isso, eles não perdem o período da florada, com as abelhas retornando para casa assim que a polinização terminar. Já foram migradas 5,5 mil colmeias. O Piauí, que vinha produzindo seis mil toneladas de mel, deve alcançar neste ano apenas duas mil toneladas.
Com o pires na mão
No mês passado, em Buenos Aires, a Federação das Associações Rurais do Mercosul (Farm) fez um manifesto chamado Carta de Buenos Aires, durante a Exposição de Palermo na capital argentina. Ela pede ações concretas dos governos do bloco para as questões comerciais entre o Mercosul e a União Europeia. Para o Brasil, é fundamental que as conversas evoluam. Está em tratativas finais um acordo entre Estados Unidos e europeus que pode levar o País a perder espaço no velho continente. A União Europeia foi destino de 23% das exportações do agronegócio brasileiro em 2012, com receita de cerca de US$ 22 bilhões.
Fazendo água
Desde dezembro, o governo federal tem anunciado com alarde investimentos nos terminais portuários de Santos, o maior complexo do País. Mas o projeto só deve mesmo sair do papel em 2016. O governo desistiu de encerrar os contratos em vigor de 23 terminais e a medida vai atrasar a reconfiguração do porto. As empresas que já operam no litoral paulista querem preferência nas licitações e ameaçam recorrer à Justiça para manter os terminais.