A 33ª edição do Prêmio Gerdau Melhores da Terra, maior premiação para o setor de máquinas e instrumentos agrícolas da América do Sul, está com as inscrições abertas para a categoria Novidade Agrishow, que avalia as inovações tecnológicas para o setor. Para concorrer, os participantes devem expor seus equipamentos na Agrishow, que acontece de 25 a 29 de abril, em Ribeirão Preto (SP).

Além disso, os produtos a serem inscritos devem ter sido lançados no mercado após a última edição da Agrishow, além de serem fabricados no Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai ou Chile. Eles serão submetidos à análise de uma comissão julgadora, formada por especialistas do Brasil e da Argentina, que fará visitas aos estandes das empresas participantes durante o evento.

A categoria Novidade Agrishow conta com duas subdivisões: Agricultura Familiar e Agricultura de Escala, que se diferenciam pelo valor máximo permitido para o financiamento de equipamentos agrícolas nos Programas Oficiais do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

As inscrições, que são gratuitas, seguem até 8 de abril e podem ser feitas por e-mail em melhoresdaterra@gerdau.com.br ou no website www.melhoresdaterra.com.br, onde encontra-se o regulamento completo do prêmio.

O Prêmio Gerdau Melhores da Terra tem como objetivo incentivar a inovação, a excelência e a criatividade no setor do agronegócio, além de oferecer ao mercado a oportunidade de conhecer o que existe de melhor em máquinas, equipamentos e componentes de uso agrícola fabricados nos países membros do Mercosul e Chile. Além da Novidade Agrishow, a premiação também conta com as categorias Novidade Expointer, Destaque e Pesquisa & Desenvolvimento.

Categoria Novidade Expointer

A categoria Novidade Expointer destaca equipamentos que contribuam para a produtividade agrícola, a qualidade de vida das populações e a preservação do meio ambiente. Assim como a Novidade Agrishow, divide-se nas subcategorias Agricultura Familiar e Agricultura de Escala. Os vencedores dessa categoria serão conhecidos na Expointer, em Esteio (RS). As inscrições para essa categoria iniciam dia 5 de maio e seguem até 5 de agosto.

Categoria Destaque

A Destaque reconhece equipamentos com, no mínimo, um ano de existência no mercado e também conta com as subdivisões Agricultura Familiar e Agricultura de Escala. As máquinas inscritas serão avaliadas pela comissão julgadora a partir de entrevistas presenciais com os usuários/proprietários rurais do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.

Os membros da comissão julgadora do prêmio visitarão pessoalmente os locais onde as máquinas e equipamentos são utilizados, de forma a verificar in loco seu desempenho. Os vencedores dessa categoria serão conhecidos na Expointer, em agosto. O prazo de inscrições para a categoria Destaque inicia 5 de maio e segue até 10 de junho.

Pesquisa & Desenvolvimento

A categoria Pesquisa & Desenvolvimento conta com duas divisões: Estudante e Pesquisador. Alunos de graduação e pós-graduação e profissionais de ciências agrárias ligados ou não a instituições de ensino podem inscrever trabalhos nas áreas de energia na agricultura, engenharia de água e solo, ciência e tecnologia pós-colheita e máquinas e mecanização agrícola. As inscrições, que iniciam no dia 15 de julho e seguem até 15 de agosto, estão abertas a participantes do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile. Fonte: Ascom