O Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, receberá certificado da Coordenadoria Geral de Acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para realização de ensaios nas unidades laboratoriais das áreas de saúde animal e vegetal.

Receber este certificado de acreditação significa que os laboratórios do IB fazem parte da Rede de Laboratórios de Ensaios (REBLE) do Inmetro e seguem a norma internacional ISO/IEC 17025, utilizada para emissão de relatórios de ensaios aceitos nos mercados nacionais e internacionais.

A cerimônia de entrega será realizada em 16 de agosto de 2016, às 10h, durante a abertura do 3º Encontro da Qualidade em Laboratórios Científicos, em São Paulo, Capital. O evento reunirá laboratórios de todo o país, que seguem, em sua maioria, a norma internacional de ensaio e calibração.

O sistema de gestão da qualidade ISO/IEC 17025 do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Sanidade Animal e Vegetal do IB é formado por 10 unidades laboratoriais e cinco administrativas. O Centro realiza 40 tipos de ensaios para diagnóstico de 350 tipos de exames, aproximadamente, totalizando 162 mil ensaios por ano.

Os ensaios são para detecção de brucelose, encefalopatias espongiformes transmissíveis de ruminantes, mormo, botulismo, peste suína, doença de Aujeszky, estomatite vesicular, língua azul, sarna suína, além da identificação de artrópodes, fungos, bactérias, vírus e viroídes de plantas. “As análises são realizadas, principalmente, para médicos-veterinários e órgãos oficiais, como as Defesas Agropecuárias e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)”, afirma Antonio Batista Filho, diretor-geral do IB.

A certificação será entregue por Patrícia Weifgert Camargo, analista-executiva em metrologia e qualidade da Divisão de Acreditação de Laboratórios da Coordenadoria Geral de Acreditação (Dicla/CGcre/Inmetro). “Esse certificado representa anos de trabalho na implantação e implementação de sistema de gestão de qualidade no Instituto Biológico. Ele mostra a competência e credibilidade dos serviços prestados pelo instituto”, afirma Nayte Vittielo, pesquisadora científica e gerente da qualidade do IB.

Liderança

A credibilidade dos serviços laboratoriais oferecidos pelos institutos de pesquisa ligados à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) pode ser comprovada por meio da acreditação de sistemas de gestão da qualidade baseados na NBR ISO/IEC 17025, em que os procedimentos padronizados aliados à competência técnica são internacionalmente reconhecidos pela CGcre/Inmetro.

A APTA é a instituição líder neste quesito com 220 ensaios e procedimentos acreditados pelo Inmetro e/ou credenciados pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Em 2015, 350 mil análises laboratoriais foram realizadas pela APTA atendendo ao padrão de qualidade dos processos produtivos e produtos obtidos.

Os ensaios acreditados, oferecidos pelo Instituto Biológico (IB-APTA), Instituto Agronômico (IAC-APTA) e Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA), abrangem uma gama de serviços cobrindo desde insumos da produção rural até análises de alimentos prontos para o consumidor final. Algumas análises são fundamentais para importação e exportação de produtos pelo Brasil. Fonte: Ascom