Um grupo de 18 fornecedores líderes em tecnologia para a indústria alimentícia garante presença na International FoodTec Brasil e apoia os promotores na formatação do evento. 

Lançada oficialmente nesta quarta-feira, 14 de agosto de 2013, a International FoodTec Brasil (IFTB) powered by Anuga tem estreia marcada no País entre os dias 5 e 7 de agosto de 2014, em Curitiba – PR. A IFTB representa o anseio das empresas fornecedoras de tecnologia por um evento de padrão internacional para o setor no Brasil. ³A ideia de trazer uma nova feira surgiu por iniciativa das empresas desse segmento. Tanto que são elas que compõem o grupo de expositores que já confirmaram presença na IFTB. A Anuga, por seu reconhecimento mundial, possui a experiência e o profissionalismo indispensáveis para contemplar essa expectativa², afirma Denis Steker, Vice-Presidente Internacional de Feiras da Koelnmesse, realizadora da Anuga. As empresas mencionadas pelo executivo são: Bettcher, Bremil, Cozzini Middleby, Cryovac Food Packaging & Food Solutions, Handtmann, Incomaf, Intercasing, Jarvis, Kraki – Kienast & Kratschmer, Linco, Multivac, New Max Industrial, Poly-Clip System, Sunnyvale, Tecmaes, Ulma Packaging, Vemag, Viscofan.

Nossa expectativa é encontrar uma feira de negócios altamente profissional, organizada pela experiente equipe da Koelnmesse com a colaboração dos organizadores locais. O know-how da Anuga será transferido da Alemanha para o Brasil para atrair os principais fornecedores de tecnologia e, consequentemente, o maior número de visitantes e tomadores de decisão de alto nível², explica Michael Teschner, diretor da Multivac, fabricante de máquinas para embalagens a vácuo e atmosfera modificada. Teschner destaca ainda que a localização escolhida facilita o acesso para a visitação: ³Curitiba possui infraestrutura adequada, é uma cidade que ainda não tem tantos problemas de trânsito como São Paulo e, por fim, mas não menos importante, grande parte da indústria alvo está sediada na região Sul², avalia.

³Enxergarmos que ao redor da região geográfica de Curitiba, se formou o maior polo de tomadas de decisão do setor de proteína animal dentro do Brasil², comenta José Segovia, diretor da multinacional espanhola Ulma. O executivo mostra confiança na participação da empresa na IFTB. ³Buscamos uma feira que garanta a maior projeção possível de nossas marcas, oferecendo
aos visitantes condições de acesso e o melhor ‘leque de opções’ de expositores”. Com forte atuação nos setores cárneo, avícola e lácteo, entre outros, a Ulma é fabricante de máquinas de empacotamento e robôs de carga e descarga. A empresa atua também em projetos turnkey de automação sendo responsável pelo processo desde o produto primário até a paletização.

De acordo com Marco Magolbo, diretor da Handtmann, que oferece soluções em processamento de carnes e alimentos, as principais empresas fornecedoras de equipamentos, processos e serviços para o setor de proteínas da carne já confirmaram presença na feira. ³O mercado alimentício formado por pequenas, médias e grandes empresas, com técnicos, consultores, investidores e compradores, além dos visitantes internacionais, encontrarão na IFTB a mais completa e moderna linha de produtos e itens de interesse, num ambiente com infraestrutura adequada e de fácil acesso², resume Magolbo.

Para Rodney Kaiser, diretor da Poly-Clip System, produtora de equipamentos e sistemas para o acondicionamento e fechamento de embalagens, a escolha do local é também um fator decisivo para o sucesso da feira. ³Além de Curitiba ser o lugar ideal para esse novo evento, a infraestrutura da cidade será de grande importância para muitos visitantes², enfatiza.

A possibilidade de maior visibilidade internacional é também mais um atrativo do novo evento, conforme ressalta Marco Prado, diretor da Linco Food Systems, empresa de origem Dinamarquesa, que oferece soluções para o processamento industrial de aves. ³O segmento de feiras e eventos cresceu muito no País e a realização da IFTB, sob a credibilidade da Anuga, é
muito importante para atrair visitantes locais e também do exterior, principalmente do Mercosul², diz.

Kleber Dreux Miranda, diretor Comercial da Sunnyvale conta que a empresa investe constantemente na participação em feiras: “entendemos que essa é a melhor maneira para estar em contato direto com o mercado comprador e, para a IFTB, participaremos com essa mesma visão e esperamos que os visitantes prestigiem o evento e entendam que está nascendo no Brasil mais uma grande feira que beneficiará todo o setor”, complementa. A Sunnyvale atua há 35 anos na comercialização, fabricação e distribuição de equipamentos para codificação industrial, inspeção de produtos acabados, equipamentos para embalagens, e robôs de paletização.

Com essa nova feira de negócios esperamos ter a oportunidade de interagir com um público maior e mais especializado, principalmente no setor de carnes”, finaliza Edson Bittencourt, diretor superintendente da Bettcher do Brasil, fornecedora de máquinas para processamento de alimentos.