O ministro da Agricultura do Irã, Mahmoud Hojjati, anunciou o desembargo de seu país à carne bovina proveniente do Mato Grosso. O Irã havia fechado as portas para a carne bovina do Mato Grosso em maio deste ano, após constatação de caso atípico de vaca louca no estado. Segundo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, o trabalho rápido do serviço veterinário oficial do Brasil, demonstrou que o animal identificado foi caso isolado e não representou risco algum para a sanidade animal e à saúde pública. “Estou muito contente com mais esta conquista, visto que o estado de Mato Grosso tem toda a capacidade para exportar carne bovina não só para o Irã, mas também para outros países”, informou, em nota, Geller.

Neste ano, já foram exportados 52 milhões de quilos de carne bovina para o Irá, num total de US$ 238 milhões. O Brasil ainda exporta soja e carne de frango para os iranianos.

Neri Geller entregou ainda as para as autoridades do Iranian Veterinerian Office (Escritório veterinário Iraniano) propostas de certificados sanitários internacionais que poderão abrir mercado para aquele país de bovinos vivos, ovos férteis e material genético bovino.