08/06/2020 - 9:30
A fabricante de maquinário agrícola Jacto lançou um ecossistema digital para seus clientes, o Jacto Connect. O aplicativo já está disponível para os produtores com algumas funções, principalmente toda a operação de pós-venda. Também será possível buscar informações técnicas sobre os veículos, endereços de revendas
e vender maquinário usado por meio da plataforma. No futuro, a empresa quer oferecer ainda mais serviços nesse ambiente digital, incluindo cursos que já são realizados de forma offline.
Drones agrícolas
Pulverização contra o coronavírus
A SkyDrones, empresa brasileira com dez anos de experiência na área de drones de pulverização, está usando o Pelicano, um de seus VANTs (veículos aéreos não tripulados) para ajudar a prefeitura de Porto Alegre no combate ao novo coronavírus. O tanque, com capacidade de 10 litros, é abastecido com uma mistura de água e cloro — e o processo é muito mais rápido do que a desinfecção feita por pessoas. Testes no centro da cidade foram promissores e a empresa acredita que a estratégia poderia ser replicada em outras regiões. O Pelicano já foi usado de forma semelhante na luta contra o Zika vírus.
Desafio
AgTech convoca startups para ajudar produtores
O hub AgTech Garage, de Piracicaba, lançou o Desafio Covid-19, em parceria com a Bayer, para identificar soluções com potencial para ajudar o agro a enfrentar a pandemia de Covid-19. Vinte empresas foram selecionadas, com serviços e produtos variados. A lista inclui companhias como a Bart Digital, responsável pela emissão de títulos eletrônicos, e a JetBov, que oferece uma ferramenta de gestão para pecuária de gado de corte. As soluções estão disponíveis na plataforma Orbia, da Bayer, com condições facilitadas aos produtores.
Investimentos
Agrotools recebe aporte
O valor não foi divulgado, mas o novo aporte da gestora de venture capital KPTL na Agrotools irá fortalecer o plano da empresa de consolidar sua posição, atraindo mais clientes e adquirindo outras startups que completem seu portfólio. Atualmente, a Agrotools oferece soluções em 12 verticais do agro e exporta tecnologia para Paraguai, Argentina e Austrália, e espera faturar R$ 25 milhões em 2020. A KPTL, responsável pelo investimento, surgiu em dezembro de 2019, a partir da fusão da A5 Capital Partners e a Inseed Investimentos, e nasceu como a maior gestora de fundos de venture capital domiciliados no Brasil, com um portfólio de R$ 1,2 bilhão, investidos em 50 empresas.
Tradings
Iniciativa Covantis começará no Brasil
Iniciativa internacional que reúne as tradings ADM, Bunge, Cargill, COFCO International, Louis Dreyfus Company e Glencore Agriculture com o objetivo de modernizar as operações do agro, a Covantis será lançada oficialmente no Brasil. A proposta é usar tecnologias, como blockchain e inteligência artificial (I.A.) para tornar as transações do setor mais modernas, confiáveis e facilmente rastreáveis. As gigantes do agro decidiram aplicar o formato às negociações de grãos no Brasil, a partir de um trabalho conjunto com produtores e importadores. O objetivo final, segundo as empresas, é levar o comércio de commodities à era digital.
Food tech
Startup brasileira vence desafio internacional
Com a proposta aparentemente simples de produzir ketchup a partir de bananas que seriam descartadas por produtores, a startup Feitosa, do Rio Grande do Sul, venceu o desafio de inovação da Thought For Food (TFF) em parceria com a Food Accelerator At Google (FLAG), na categoria Economia Circular em Alimentos. A empresa usa a banana para fazer molhos, as cascas em antepastos e ainda trabalha com os bananicultores para melhorar o manejo. A linha de produtos já conta até com uma cerveja e um tipo de melaço à base da fruta. Atualmente, a produção foi suspensa devido à pandemia. O objetivo da startup é expandir a sua atuação para fora do Brasil em 2021.
Ranking
Solinftec e Agrosmart entre as maiores agtechs do mundo
Todos os anos, a Thrive, aceleradora do fundo SVG Ventures especializada em inovação no agro, elabora um ranking com as 50 principais agtechs do planeta. Neste ano, pela segunda vez consecutiva, a brasileira Solinftec, principal empresa de agricultura digital do país, aparece na lista. Dessa vez, no entanto, ela não está sozinha: a Agrosmart também foi elencada. Ambas aparecem na categoria Gestão de Fazenda e de Dados. O ranking é dominado pelos Estados Unidos, que aparecem com 31 empresas. Canadá, Israel, Índia, Nova Zelândia e Austrália também foram contemplados.
Outra novidade foi a elaboração de uma lista específica para food techs, em que aparecem startups de proteínas alternativas, como a Beyond Meat e a Impossible Foods, além de representantes com soluções para reduzir o desperdício, garantir segurança alimentar e aumentar a rastreabilidade dos produtos. Nesta relação, não há nenhuma empresa brasileira.
Inovação
Minas Gerais ganha novo hub
Conhecida pela qualidade de seu café, a região sul de Minas Gerais receberá seu primeiro hub de inovação. O AgVenture Hub, parceria da InoVenture com a Fundação ProCafé, quer fomentar o ecossistema agtech por meio de um programa de aceleração e acesso a fazendas experimentais, em que as soluções podem ser testadas em campo. A inauguração do espaço físico foi adiada por causa da pandemia, mas as inscrições para o programa devem ser abertas entre junho e julho.
O formato está sendo estabelecido em conjunto com os parceiros corporativos, e a busca não será limitada a soluções relacionadas à produção de café.