A Stellantis disse que sua joint venture não lucrativa, que fabricou e distribuiu a marca Jeep na China, vai declarar falência, uma medida que segue o fracasso da gigante automobilística europeia em reverter suas vendas, cada vez menores, no país.

A Stellantis disse que continuará a fornecer serviços para clientes existentes e futuros da marca Jeep na China. Isso prejudicou o valor de seu investimento na joint venture e outros ativos relacionados aos seus resultados financeiros do primeiro semestre, disse a empresa.

Os acionistas da Stellantis, que também é controladora da Chrysler, autorizaram o pedido de falência com sua contraparte chinesa, Guangzhou Automobile Group Co., e sua joint venture, GAC Fiat Chrysler Automobiles Co., disse a Stellantis em comunicado na segunda-feira.

ETF brasileiro em Tóquio fecha em alta de 3,30% após Lula derrotar vencer eleição

O pedido marca o último obstáculo na estrada para a Stellantis, que também fabrica picapes Ram e a marca Peugeot, em sua incursão problemática na China.

A fabricante da Jeep disse uma vez que queria aumentar sua participação para se tornar acionista majoritária da JV. Em julho, inverteu o curso e disse que, em vez disso, encerraria a joint venture, culpando a falta de progresso em suas discussões com a GAC Motor para aumentar a participação acionária.