A JBS encerrou o terceiro trimestre de 2014 com um lucro líquido de R$ 1,1 bilhão, valor quase cinco vezes maior que o apresentado no terceiro trimestre de 2013. O resultado representa um crescimento de 397,2% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando o lucro líquido da companhia foi de R$ 219,8 milhões. O resultado é atribuído às melhoras operacionais da JBS no período, tanto no Brasil quanto no exterior. Entre julho e setembro deste ano, a JBS obteve um Ebitda de R$ 3,6 bilhões, resultado 111,6% superior ao mesmo período de 2013. A margem Ebitda da companhia foi de 11,8%, bem acima dos 7,1% registrados no terceiro trimestre do ano passado. O desempenho é atribuído aos resultados positivos registrados nas operações de aves, suínos e bovinos nos  Estados Unidos e também aos bons números apresentados pela JBS Foods. As constantes melhoras operacionais apresentadas pelas unidades da JBS no Brasil e no mundo ao longo de 2014 também permitiram que a companhia reduzisse expressivamente seu grau de alavancagem. A relação entre a dívida líquida da JBS e seu Ebitda recuou de 4,03x no terceiro trimestre do ano passado para 2,54x ao final de setembro deste ano. Parte desse resultado também pode ser atribuído à geração de caixa apresentada pela JBS. No  terceiro trimestre deste ano, a companhia registrou um caixa operacional superior a R$ 3 bilhões, dos quais, R$ 2,13 bilhões em caixa livre. JBS Foods.

A JBS Foods encerrou o terceiro trimestre de 2014 com um Ebitda de R$ 576 bilhões e margem Ebitda de 17,1%, acima dos R$ 227,3 milhões e margem de 7,9% registrados no quarto trimestre do ano passado. A melhora dos resultados da JBS Foods decorre do incremento de preços nos produtos finais e da redução do custo da matéria-prima no período, principalmente no que diz respeito aos preços dos grãos. A receita líquida da JBS Foods no terceiro trimestre foi de R$ 3,37 bilhões, incremento de 9,5% em comparação com o segundo trimestre do ano e de 14,8%  ante o quarto trimestre do ano passado. As vendas no mercado interno somaram R$ 1,65 bilhão no período, aumento de 17,2% em comparação ao segundo trimestre de 2014. Já as exportações da JBS Foods totalizaram R$ 1,72 bilhão no terceiro trimestre, crescimento de 3% ante o trimestre imediatamente anterior, sendo impulsionadas pelo aumento no volume comercializado, principalmente para os mercados emergentes. A JBS Foods manteve seu processo de captura de sinergias ao longo do último trimestre. Esse fato permitiu que a redução das despesas operacionais da companhia fosse intensificada, contribuindo para seu resultado final. JBS USA

A receita da JBS USA somou US$ 9,1 bilhões no terceiro trimestre deste ano, dos quais US$ 5,8 bilhões foram provenientes da operação de bovinos, US$ 937,8 milhões de suínos e US$ 2,26 bilhões de aves (Pilgrim’s). O resultado representa um crescimento de 18% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando a receita total da unidade de negócios totalizou US$ 7,7 bilhões, sendo US$ 4,68 bilhões da operação de bovinos, US$ 903,3 milhões de suínos e US$ 2,14 bilhões de aves. A operação de carne bovina nos Estados Unidos, que inclui os resultados da Austrália e do Canadá, apresentou um crescimento das vendas tanto no mercado americano quanto nas exportações, além de um aumento nos preços médios dos produtos comercializados. O Ebitda da unidade de negócios passou de US$ 125,3 milhões no terceiro trimestre do ano passado para os atuais US$ 504,9 milhões, com crescimento acima de 300%. Além da melhora nos Estados Unidos, Austrália e Canadá apresentaram uma melhora relevante em seus  desempenhos, contribuindo para o resultado final da unidade de negócio. A carne suína também teve uma importante contribuição para o resultado da JBS nos Estados Unidos. A manutenção dos preços em patamares elevados permitiu que o resultado crescesse de forma expressiva. O Ebitda da unidade encerrou o terceiro trimestre do ano em US$ 113,2 milhões, desempenho 158,3% superior aos US$ 43,8 milhões registrados no mesmo período do ano passado. Como já anunciado anteriormente, os resultados da Pilgrim’s no terceiro trimestre superaram as expectativas do mercado. A manutenção da forte demanda do mercado e o desempenho operacional da Pilgrim’s permitiram que fosse alcançado um Ebitda US$ 435,4 milhões no terceiro trimestre do ano, 92,6% acima dos US$ 226,1 milhões registrados no mesmo período do ano passado. 

JBS Mercosul

A JBS Mercosul registrou no terceiro trimestre de 2014 vendas totais de R$ 6,47 bilhões, um crescimento de 14,8% em comparação ao mesmo período de 2013 e de 2,8% ante o segundo trimestre do ano. Mesmo diante de um ambiente adverso para os preços da matéria-prima no Brasil, o resultado positivo foi influenciado pelo aumento do preço médio dos produtos no mercado internacional e também pela estratégia adotada pela companhia de investir em produtos com marca e maior valor agregado no mercado brasileiro. As operações do Paraguai e Uruguai permanecem com boa performance diante do aquecimento do mercado internacional. Na Argentina, além da melhora constante da produtividade, a estratégia da companhia segue voltada para a comercialização de produtos de alto valor agregado destinados ao mercado doméstico daquele país.