Revelada em primeira mão na Agrishow, a nova versão do Land Rover Defender é um veículo incomparável em todos os aspectos. Potente, luxuoso e com a mais alta tecnologia embarcada, ele não custa pouco (a versão mais barata à venda no Brasil tem preço acima de R$ 700 mil), mas apaixona quem quer um automóvel que encare qualquer estrada de terra com todo o conforto e espaço interno. “O Defender é um veículo que carrega a essência da nossa marca, com um estilo incomparável, uma motorização potente e um interior tecnológico e versátil”, afirmou o coordenador de marketing de produto da Land Rover, Tiago Yoshitake. Segundo ele, a motorização diesel é muito solicitada pelos clientes.

Para atender a essa demanda sem perder de vista o compromisso com a redução de emissões de CO2, a montadora de origem britânica e hoje pertencente a um grupo indiano desenvolveu um sistema que combina motor diesel de 300 cv com um alternador que também tem a capacidade de funcionar como motor elétrico. Ele usa a rotação do motor para gerar corrente elétrica e recupera energia quando o carro desacelera, carregando uma bateria de lithium de 48-volts. Com isso, fornece a assistência de torque necessária para reduzir o consumo de combustível e a emissão de CO2.

ROBUSTO E INTELIGENTE A suspensão é monitorada 500 vezes por segundo e a tela central de 11,4 polegas se conecta ao celular do proprietário, que pode monitorar funções remotamente (Crédito:Divulgação)

Construída com um monobloco de alumínio, a carroceria é a mais resistente que a Land Rover já produziu: dez vezes mais rígida que a do Defender anterior. A suspensão é a ar e o sistema Adaptative Dynamics monitora os movimentos do veículo 500 vezes por segundo, permitindo ao modelo reagir instantaneamente às condições de piso e dirigibilidade para proporcionar maior controle e conforto ao motorista. Ainda assim, os mais experientes em off-road podem ajustar as configurações individuais para pilotar de maneira mais esportiva, sem usar a função automática. Em estradas de asfalto ou mesmo na cidade, o controle de cruzeiro adaptativo dosa a aceleração e a frenagem do veículo mantendo uma distância segura do carro a frente.

O interior esbanja luxo. Nas versões topo de linha, os bancos climatizados em couro premium e os acabamentos estão disponíveis cinco tipos de revestimentos em tons de preto, marrom, cinza e bege. Mas a grande novidade é a tecnologia InControl™Telematics, que faz interface entre a tela central de 11,4 polegadas sensível ao toque e o celular do usuário. A tecnologia oferece assistência rodoviária e serviços de emergência, incluindo uma tecla para ligação de emergência que aciona o 190. O Defender 90 HSE custa R$ 709.950. O modelo 110 tem três versões, de R$ 729.950 a R$ 805.850.

Picape Maverick por assinatura

Usar o veículo sem ter de comprá-lo é indicado para quem não quer se preocupar com impostos, documentação, manutenção e seguro (Crédito:Divulgação)

Evitar a rotina de burocracia e manutenção de um carro é a grande vantagem dos serviços de assinatura oferecidos por montadoras, locadoras e empresas especializadas nesse modelo. A Ford Go, que já oferecia assinatura da Ranger, do SUV Territory e da van Transit, incluiu os modelos Maverick e Bronco Sport. Única em seu segmento a combinar o interior de SUV com uma caçamba de médio porte, a picape Maverick Lariat FX4 chama a atenção pelo visual e entrega muito conforto e segurança. Equipada com motor 2.0 EcoBoost de 253 cv, transmissão automática de oito velocidades, tração AWD inteligente e cinco modos de direção, pode ser assinada com mensalidade a partir de R$$ 6.550. Vai bem tanto no asfalto quanto na terra. O perfil baixo facilita o acesso à cabine e o espaço interno é muito bem aproveitado, com soluções como o compartimento de bagagem sob o banco traseiro. A motorização é a mesma que equipa o Bronco Sport Wildtrak, cuja assinatura mensal custa R$$ 7.990. No Ford Go, a Ranger parte de R$$ 5.650.