01/01/2011 - 0:00
Peso-pesado: dos US$ 195 bilhões exportados pelo Brasil em 2010, US$ 75 bilhões foram produtos agrícolas
Quando a produção está a todo o vapor e os preços no mercado externo estão favoráveis, muitos produtores brasileiros se perguntam se a hora ideal para começar a exportar chegou. Afinal, como saber qual é o momento para mandar seu produto para fora do País? Para que as vendas no Exterior sejam bem-sucedidas é preciso planejamento e investimentos. “É muito comum empresas desistirem de exportar logo após uma primeira operação frustrada, por causa da falta de planejamento”, explica Roberto Jorge Enrique Dantas, diretor do Departamento de Planejamento – Depla – do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Só em 2010, o total exportado pelo Brasil girou em torno de US$ 195 bilhões, sendo que desse total aproximadamente US$ 75 bilhões são referentes a produtos do agronegócio, o que equivale a 38,5% da fatia do bolo. O número superou o maior valor da história do setor, que foi de US$ 71,8 bilhões em 2008. Os produtos que mais obtiveram valorização de janeiro a outubro foram o açúcar, com alta de 61,48%, e o café, com acréscimo de 30,34%. Para Sérgio Porto, secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, produzir commodities agrícolas se tornou uma questão estratégica.
O caminho para quem quer levar seus produtos para o mercado internacional é longo, mas pode significar maior rentabilidade, inclusive para pequenos e médios produtores. “O mercado interno não vale mais a pena. A concorrência é muito grande e os preços muito baixos”, revela Kátia Kobata, gerente de exportação da Chá Mate Triunfo, uma pequena empresa da região de Curitiba (PR) que viu no mercado externo a possibilidade de crescimento nas vendas. O negócio deu tão certo que hoje a empresa exporta 100% de sua produção, que gira em torno de 300 toneladas ao ano e se transformou na maior produtora de mate orgânico do planeta. Para auxiliar os produtores que pensam em seguir os passos da Triunfo, o MDIC criou uma série de portais e ferramentas para esclarecer as principais dúvidas e disponibilizar apoio aos empresários. Um deles é a série Aprendendo a Exportar, um conjunto de informações disponíveis pela internet, com o passo a passo e os requisitos para quem deseja começar a exportar. “É preciso um planejamento detalhado das ações, conhecer bem os mercados onde se quer atuar, saber quem são os concorrentes e, claro, se adequar aos padrões de qualidade internacionais”, explica Dantas. Para Rafael Ribeiro, da Scot Consultoria, é essencial acompanhar o preço dos produtos lá fora, a variação do câmbio e a produção de outros países. “Às vezes, aproveitar a menor oferta de um determinado produto no mercado externo é a chave para conquistar novos espaços.”
Logística ruim: a falta de estrutura de transporte e o gargalo nos portos dificultam a vida dos exportadores
O açúcar
Foi o produto com maior valorização lá fora: 61,48%
Apesar do exemplo bem-sucedido da Triunfo, o processo muitas vezes acaba esbarrando na burocracia ou nos gargalos gerados pela falta de estrutura para o escoamento da produção até os portos, principal saída dos produtos brasileiros. Para Ribeiro, é essencial investir na malha ferroviária, a maneira mais rápida e barata de realizar o transporte. “Enquanto nos Estados Unidos 80% da produção agrícola e industrial é transportada através de trens, no Brasil, o transporte rodoviário representa mais de 70%.” Outro problema recorrente na vida dos exportadores é a falta de estrutura nos portos, que respondem pelo transporte de mais de 90% dos produtos que entram e saem do País. “A modernização deles é crucial para conferir competitividade ao produto nacional e reduzir custos do produto importado”, avalia Dantas.
Hora de zarpar!
Conheça alguns dos passos para organizar as exportações dos seus produtos e evitar surpresas
Credenciamento:
é necessário que a empresa faça o cadastro no Sistema Integrado de Comércio Exterior – Siscomex – para obter senha e registro como exportadora
Conheça o mercado:
saiba para quais países exportar e por quê. Conhecer os hábitos do mercado é vital para que o produto tenha receptividade
Decida-se:
entre cuidar de todos os trâmites ou contratar uma empresa que cuide de todos os detalhes do embarque e desembarque?
Visão Estratégica:
é importante pensar em estratégia de marketing para que o produto ganhe visibilidade
Certificação:
é, junto com o controle de qualidade, essencial para a comercialização. Alguns países exigem certificações específicas
Câmbio:
para receber o pagamento, é necessário vender as divisas a um banco autorizado a operar em câmbio e receber o crédito em reais
Registro de exportação:
documento com as informações sobre as operações de compra e venda no Exterior. São essenciais para a fiscalização
Frete e seguro:
realizar o pagamento de ambos, bem como das despesas portuárias
Embarque:
a fiscalização verifica se as mercadorias estão de acordo com o descrito na nota fiscal e no registro de exportação
Documentação:
a empresa deve reunir a fatura e outros documentos para entregar ao banco negociador e gerar o pagamento ao exportador