01/08/2025 - 8:15
Agentes da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial, com apoio da Delegacia Fazendária, apreenderam mais de 300 celulares em um mercado popular, no centro de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro. Na ação, 17 pessoas foram conduzidas à delegacia e 10 autuadas em flagrante por receptação, após individualização das condutas.
Com a chegada das equipes da Polícia Civil, houve correria e fechamento repentino de diversos boxes. Ainda assim, os agentes conseguiram conter a movimentação, identificar e conduzir os suspeitos de receptar, desbloquear e comercializar dispositivos roubados e furtados para a delegacia especializada.
Sem nota fiscal
Notícias relacionadas:
- Polícia do Rio inicia segunda fase de devolução de celulares roubados.
- Cadastro único informará sobre celulares roubados ou extraviados.
- Anatel: nove em cada dez brasileiros têm acesso à telefone celular.
Segundo a polícia, os aparelhos apreendidos não tinham nota fiscal ou comprovação de origem lícita, evidenciando indícios de receptação. O material recolhido passará por análise, com cruzamento de dados junto a registros de furto e de roubo, visando identificar os verdadeiros donos para posterior devolução.
A Operação Rastreio foi criada para combater a cadeia criminosa que envolve a subtração e a receptação de celulares. As ações já resultaram em mais de cinco mil celulares recuperados, que estão sendo devolvidos aos legítimos proprietários após passar por perícia e identificação.