A cidade de Araguaína (TO) receberá na próxima semana alguns dos principais especialistas do setor pecuário brasileiro para debater a gestão das fazendas e a cadeia produtiva da carne. O encontro destes profissionais ocorrerá nos dias 15 e 16 de outubro, no Parque de Exposições Dair José Lourenço, que recebe pela primeira vez uma etapa do Circuito ExpoCorte, evento que percorre os principais polos de produção pecuária do País para disseminar tecnologia e fomentar discussões sobre a cadeia produtiva da carne.

O Circuito é realizado pelo Sindicato Rural de Araguaína em parceria com a Verum Eventos. “Ao ser realizado pela segunda vez no Tocantins, e pela primeira vez em Araguaína, o Circuito ExpoCorte desperta uma enorme expectativa de novamente levar ao pecuarista as mais atualizadas informações sobre o segmento da cadeia produtiva da carne.”, considera o leiloeiro Eduardo Gomes, um dos grandes entusiastas da pecuária do Tocantins e grande apoiador da realização do Circuito ExpoCorte no estado. “Precisamos melhor a eficiência na produção pecuária! É necessário levar o melhoramento genético ao rebanho comercial e isso exige, ao mesmo tempo, a recuperação de pastagens degradadas. Encontrar o equilíbrio entre os investimentos e sua viabilidade econômica é o grande desafio”, completo.

Para o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, receber o Circuito Expocorte significa a ampliação do setor da pecuária não somente em nosso município, mas também nas cidades da região e de todo Tocantins. Até porque a atividade pecuária tem se evoluído tecnicamente, não somente com melhoramento genético, mas nas técnicas de manejo, no dia a dia do curral. “Acredito que teremos um público significativo e interessado em se atualizar, vindo de outros estados vizinhos como Pará, Maranhão, Piauí, Bahia e até mesmo Mato Grosso”, aposta Dimas.

Além das 13 palestras e debates do workshop, empresas de referência no setor pecuário estarão presentes na feira de negócios que compõe o evento. Confirmaram presença na etapa de Araguaína as empresas Dow AgroSciences, Minerva Foods, Philbro, Zoetis, Taura, Tortuga – DSM, Beckhauser, Bellman, Ourofino, Arysta, Caltins, Minerthal, CRI Genética, ABS Pecplan, Associação Brasileira de Criadores de Senepol, Agronorte Rações, Granforte e Disbrava/Ford.

O Circuito ExpoCorte será palco ainda da entrega do selo social das empresas apoiadoras do Leilão Pecuária Solidária, iniciativa do leiloeiro Eduardo Gomes, que em três edições arrecadou doações que levadas a leilão geraram uma receita líquida de R$ 1,1 milhão distribuída a entidades assistenciais de Tocantins.

“A ideia da criação deste selo é para que as empresas sejam reconhecidas pela sua colaboração ao Leilão Pecuária Solidária. O lançamento será na ExpoCorte, parceira do projeto, pois este é o evento que permitiu dar visibilidade nacional a esta iniciativa que ocorre no Tocantins desde 2009. Essa colaboração passou a ser um projeto social de muitas empresas, então adotamos o título de ‘Ação Social do Agronegócio Nacional’, um vez que o setor é responsável por mais de 90% das doações, sendo 100% da iniciativa privada”, explica Eduardo Gomes. A quarta edição do Leilão Pecuária Solidária será em 2015.

Para encerrar o evento será realizado o Leilão Oficial do Circuito ExpoCorte, às 18h do dia 16/10, com a oferta de mais de 2 mil animais de cria, recria e engorda, provenientes de propriedades de todo o estado de Tocantins. O remate é promovido pela JM Leilões.