O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Departamento do Meio Ambiente, da Alimentação e dos Assuntos Rurais (Defra) do governo do Reino Unido, o Banco do Brasil e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) celebram, nesta quarta-feira (28), às 15h, em Brasília, parceria para execução do projeto Rural Sustentável. Por do meio acordo, o BB vai repassar benefícios aos produtores rurais e agentes de assistência técnica participantes do projeto. O montante final das transferências será de cerca de US$ 26 milhões.

A cerimônia será no Auditório Maior – Mezanino do Mapa, Esplanada dos Ministérios – Bloco D. Na ocasião, será lançado o Portal Rural Sustentável, espaço dedicado às instituições técnicas envolvidas e seus profissionais, instituições de ensino e pesquisa das ciências agrárias e ciências sociais relacionados ao meio rural.

O projeto deve atingir 70 municípios, beneficiando 3500 pequenos e médios produtores de Mato Grosso, do Pará e de Rondônia, na Amazônia, e da Bahia, de Minas Gerais, do Paraná e Rio Grande do Sul, na Mata Atlântica, por meio de mecanismo inovador de financiamento por resultado.

Durante a cerimônia, também será aberta a primeira chamada de propostas para os produtores que queiram oferecer suas propriedades como unidades demonstrativas (UDs) dos seguintes municípios contemplados na fase piloto: Machadinho D’Oeste (RO), Marabá (PA); Alta Floresta (MT), Nilo Peçanha (BA), Teófilo Otoni (MG), Francisco Beltrão (PR) e Passo Fundo (RS).

Participarão da cerimônia dirigentes do Mapa, o ministro-conselheiro do Reino Unido, Wasim Mir, o vice-presidente do BB, Osmar Dias, e a representante do BID no Brasil, Daniela Carrera-Marquis. Fonte: Ascom